Henrique Chicão defende implementação de políticas públicas para incentivar doação de órgãos

por Comunicação/ALE publicado 20/09/2023 17h58, última modificação 20/09/2023 17h58

O deputado Henrique Chicão (Republicanos) usou a palavra na sessão desta quarta-feira, 20, para falar sobre a importância da doação de órgãos e a necessidade de discutir mais o tema para ampliar o número de doadores em Alagoas. "Nosso Estado apresentou um aumento de 12,5% neste ano, mas ainda é muito pouco", disse Chicão, referindo-se aos dados apresentados pela Secretaria de Saúde de Alagoas no início do mês de agosto. Enquanto 63 procedimentos foram realizados nos últimos oito meses, no mesmo período de 2022 foram contabilizados 56 transplantes.

"Eu gostaria de incentivar nossos colegas deputados, assim como o secretário do Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a realizar esforços para ampliar ainda mais esses números", prosseguiu o parlamentar. Seu objetivo é incentivar a doação por parte da população por meio de políticas públicas e também realizar uma sessão especial sobre o tema. "Muitos estão precisando dessa ação para sobreviver, e precisamos divulgar a importância deste gesto. A doação de órgãos é vida", afirmou o deputado.

Em aparte, o deputado Lelo Maia (União Brasil) citou o caso do apresentador Fausto Silva, o Faustão, que em menos de uma semana conseguiu um coração, passou por um transplante e já recebeu alta do hospital. Maia endossou a ideia da realização de uma sessão especial sobre o tema.