Inácio Loiola defende o Velho Chico no Dia de São Francisco de Assis

por Comunicação/ALE publicado 04/10/2023 18h27, última modificação 04/10/2023 18h27

O deputado Inácio Loiola (MDB) pediu a palavra na sessão desta quarta-feira, 4, para celebrar o Dia de São Francisco de Assis. "Considerado o padroeiro dos animais e da ecologia, Francisco de Assis foi um grande defensor do meio ambiente", informou Loiola, apontando-o como um visionário dos séculos XII e XIII e aproveitando para fazer uma ligação deste com um problema do mundo moderno, a devastação da natureza. "Hoje enfrentamos uma grave crise ambiental. Ou preservamos o meio ambiente ou vamos destruir nossa única morada, o planeta Terra", alertou Inácio que, na data em comemoração do santo, voltou suas atenções para o rio de mesmo nome: o São Francisco.

"O Nordeste brasileiro possui uma fonte inestimável de água potável, o rio São Francisco. Mas devido a intervenções humanas, como a transposição e a construção de hidrelétricas, o rio diminuiu sua vazão para 15 mil m³", lamentou o parlamentar. "No Nordeste, o Velho Chico é responsável por 75% da água de toda a região, e suas 9 hidrelétricas possuem capacidade de 10.500 MW", destacou Loiola, dizendo que a perda de volume, o aumento de salinidade e a distribuição por meio da transposição podem levar ao pior cenário. "Um paciente na UTI não é um doador de sangue. Precisamos, imediatamente, conscientizar o presidente da República e todo o Congresso para iniciar um projeto de revitalização".

Em aparte, o deputado Francisco Tenório (PP) parabenizou o pronunciamento do colega, concordando com os problemas apontados e com o perigo da morte do rio São Francisco. "Deixo aqui minha sugestão para a realização de uma sessão especial sobre o tema", disse Tenório, defendendo a revitalização do Velho Chico.