Inácio Loiola lembra passagens do Dia do Historiador e do Dia do Maçom

por Comunicação/ALE publicado 19/08/2021 12h32, última modificação 19/08/2021 12h32

A passagem do Dia Nacional do Historiador, celebrado neste 19 agosto, foi lembrada pelo deputado Inácio Loiola (PDT) durante a sessão plenária de hoje. A homenagem foi oficializada a partir do decreto lei nº 12.130/2009. “A escolha dessa data foi em homenagem ao grande nordestino de Pernambuco, Joaquim Nabuco, um dos historiadores mais importantes do País e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras”, informou Loiola, acrescentando que Joaquim Nabuco também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do Brasil e autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

“Eu costumo dizer que existem dois consensos na humanidade: a história e a música. Todo ser humano, independente de nacionalidade, de classe social ou de religião, gosta de história e de música”, disse Inácio Loiola, parabenizando a todos os historiadores brasileiros, na pessoa de Douglas Apratto. “Que é uma referência para nós, alagoanos. Em nome do professor Douglas Apratto, saúdo todos os historiadores do Estado e do Brasil”, destacou o parlamentar, que também é historiador.

Dia do Maçom
O Dia Nacional do Maçom, a ser comemorado nesta sexta-feira, 20, também foi lembrado pelo deputado Inácio Loiola. “A Maçonaria surgiu na Idade Média, na Europa. É uma sociedade universal que trilha pelo caminho da liberdade, da democracia, da igualdade e da fraternidade”, informou, acrescentando que a palavra maçonaria no idioma Francês significa construção, e no Português, associação de pedreiros. Ele prosseguiu dizendo que, no Brasil, a maçonaria foi criada no ano de 1796, tendo, atualmente, cerca de 250 mil associados, distribuídos em seis mil lojas de Norte a Sul e de Leste a Oeste do País.

“Quero saudar a todos os maçons de Alagoas e dizer que a maçonaria no Brasil tem duas correntes: a da Grande Loja, capitaneada no Estado pelo grão-mestre Jorge Ferreira Filho; e o Grande Oriente, capitaneado pelo nosso irmão Rógio José Oliveira Lima”, informou Inácio Loiola, acrescentando que um dos integrantes do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Otávio Lessa, já ocupou o cargo de grão-mestre de uma das lojas maçônicas de Alagoas e, atualmente, ocupa o cargo de deputado federal da Maçonaria brasileira. “Há ilustres maçons aqui no Estado, mas eu quero me referir a um homem ilibado, de um sentimento maçônico muito forte e que faz um trabalho fraterno em Santana do Ipanema, professor Marcelo Fausto, em nome do qual parabenizo a todos os maçons alagoanos”, ressaltou Inácio Loiola, dizendo que a maçonaria exerceu um papel importante na história da humanidade, participando inclusive do processo de independência do Brasil.