Inácio Loiola parabeniza Ricardo Nezinho pelo projeto "Raízes de Arapiraca"

por Comunicação/ALE publicado 05/03/2024 18h28, última modificação 05/03/2024 18h28

O deputado Inácio Loiola (MDB) elogiou, no início da sessão ordinária desta terça-feira, 5, o projeto Raízes de Arapiraca, uma iniciativa do colega Ricardo Nezinho (MDB), após ter sido convidado para uma exibição no último domingo. "Assisti a um documentário sobre os arapiraquenses, por meio de uma produção audiovisual contando a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua realidade", explicou Loiola.

"Eu fiquei extremamente envaidecido e orgulhoso por esta Assembleia Legislativa ter um deputado com essa visão e com esse sentimento para com a sua cidade", elogiou Loiola, lembrando que a cidade do Agreste completará este ano 100 anos de emancipação política. "Este projeto, com absoluta certeza, será um grande presente que Vossa Excelência dará ao povo de Arapiraca, um grande legado", finalizou o deputado, parabenizando mais uma vez o colega.

O deputado Breno Albuquerque (MDB), em aparte, reforçou as palavras de Loiola. "Eu conheci o projeto Raízes de Arapiraca ajudando a minha saudosa avó, Dona Maria do Cartório, que participou de um dos documentários", disse o parlamentar. "Parabéns, deputado Ricardo Nezinho, pela sua atuação por Arapiraca, sobretudo por esse projeto que me marcou muito! Ainda lembro do momento em que nós estivemos ali, com minha avó e alguns familiares meus, assistindo aquele documentário e revivendo grandes momentos da história da Dona Maria do Cartório e de outras personalidades de Arapiraca", contou.

Ricardo Nezinho agradeceu as palavras dos colegas, afirmando ter sido uma grande oportunidade de levar para a posteridade a história de tantos arapiraquenses. O parlamentar informou que são 360 filmes, com durações de 30 minutos a três horas, todos disponíveis no YouTube e no site Raízes de Arapiraca. "Histórias de pessoas que vão para a posteridade, o maior projeto etnográfico do mundo e o único no seu conceito", exaltou Nezinho, tendo como meta alcançar a produção de mil documentários.