Inácio Loiola parabeniza Uncisal pelos 55 anos de fundação

por Comunicação/ALE publicado 02/05/2023 15h30, última modificação 02/05/2023 15h30

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2, o deputado Inácio Loiola (MDB) parabenizou a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) pelos 55 anos de fundação. "Criada em 1968, durante o Governo Lamenha Filho, a Universidade é hoje referência no campo da Medicina no Estado. Deixo meus parabéns em nome do reitor Henrique Costa", disse o parlamentar.

Criada como Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal), a Uncisal surgiu a partir de uma turma de excedentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a criação do curso de Medicina. Em 2023, a primeira turma de Medicina da Uncisal comemora 50 anos de formatura, enquanto a Universidade celebra os 55 anos.

Loiola lembrou ainda que a Uncisal conta com a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), que dispõe de três unidades assistenciais: Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) e Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR); e sete unidades de apoio assistencial: Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), Centro Especializado de Reabilitação (CER III), Ambulatório de Especialidades (AMBESP), Centro de Diagnóstico e Imagem (CEDIM) e dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Com informações da Ascom/Uncisal