Inácio Loiola prega união para revitalizar o rio São Francisco

por Comunicação/ALE publicado 22/03/2023 16h59, última modificação 22/03/2023 16h59

E discurso proferido durante a sessão ordinária, o deputado Inácio Loiola (MDB) ressaltou a importância da revitalização do rio São Francisco, fazendo referência ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22.  

Loiola lembrou que de cada 100 litros de água no mundo, mais de 97,5 litros são de água salgada, sendo apenas os 2,5 litros restantes de água potável. "O mínimo para o consumo diário é de 110 litros. Em Maceió, onde há água suficiente para todos, a média é de apenas 100 litros", disse o parlamentar. "Da mesma forma, de cada 100 litros, 80 litros vão para irrigação e agricultura, outros 15 litros para indústria e apenas 5 litros são para consumo humano", alertou Loiola, prevendo que o próximo século será caracterizado pela falta d'água. E que o Nordeste brasileiro possui uma fonte inestimável de água potável: o rio São Francisco..

O parlamentar informou que a vazão do São Francisco, antes de suas intervenções humanas como a transposição e a construção de hidrelétricas, diminuiu de 15 mil metros cúbicos para apenas 1.300 ou 1.500m³. "Quanto menor a vazão, maior o processo de destruição de um rio", explicou o deputado. "No Nordeste, o Velho Chico é responsável por 75% da água de toda região e suas 9 hidrelétricas possuem capacidade de 10.500 MW", destacou Loiola.

Chamando de criminoso o processo de transposição, o deputado garante que o rio São Francisco é hoje o maior problema do Brasil. "Paciente na UTI não é doador de sangue e precisamos, de imediato, conscientizar o presidente da República e todo o Congresso para iniciar um projeto de revitalização", solicitou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Alexandre Ayres (MDB) parabenizou o colega, lembrando das conversas que tinham quando ele era secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Loiola discutia soluções para o rio São Francisco. Ambos também concordaram sobre a necessidade de distribuição de água no Canal do Sertão.

Hospital em Delmiro
Inácio Loiola parabenizou o governador Paulo Dantas que, após reunião com o reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, sinalizou para a criação de um campus da universidade, levando o curso de Medicina para o Sertão do Estado. Essa havia sido pauta de uma solicitação sua ao Governo. "Com a construção do Hospital do Alto Sertão, na gestão Renan Filho, antes havia uma carência para atender a população daquela região e agora poderemos ter alunos que utilizarão o hospital", finalizou o deputado.