Intenso trabalho e busca pelo equilíbrio financeiro marcam os primeiros 50 dias da nova Mesa Diretora

por Comunicação/ALE publicado 20/03/2015 13h55, última modificação 22/04/2015 15h53
Os 50 dias de gestão da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas foram marcados por intenso trabalho, busca pelo equilíbrio financeiro da Casa, equacionamento das questões trabalhistas com os servidores e o ajuste das demandas internas e oriundas do Executivo. Ao longo desse curto período, o chefe do Legislativo, deputado Luiz Dantas, adotou uma postura democrática, procurando otimizar a gestão, modernizando e dando transparência aos atos do Poder.
 
Dentre as ações que marcaram a atual gestão destacam-se a exitosa negociação salarial com os funcionários da Casa, que pôs fim a uma paralisação de mais de 60 dias, a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2015 e a aprovação da Lei Delegada, além de matérias de iniciativa do Executivo, que darão condições ao Governo de realizar ações e projetos importantes para o desenvolvimento do Estado.
 
Outra medida que merece destaque é o pagamento do 13º salário no mês de aniversário do servidor. A ação entrou em prática no último dia 6, com a liquidação do 13º dos funcionários ativos e inativos do Parlamento, que aniversariaram nos meses de janeiro e fevereiro. “Nesta Mesa Diretora acabou a incerteza. Vamos honrar o décimo terceiro no mês de aniversário do funcionalismo”, garantiu Luiz Dantas. 
 
Visita ao Senado
Com o firme propósito de resgatar o clima de normalidade institucional, Luiz Dantas, acompanhado do primeiro secretário da Casa, Isnaldo Bulhões (PDT), e do 1º vice-presidente do Legislativo, Ronaldo Medeiros (PT), se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, em Brasília, no último dia 5, para tratar da reativação do Programa Interlegis em Alagoas. O pleito da comitiva do Parlamento alagoano foi de pronto atendido pelo presidente do Senado, e as tratativas em torno da reativação do Programa já foram iniciadas. O objetivo é avançar na concretização do processo de modernização do Legislativo alagoano, através da transferência de tecnologia da informação, que contempla também o Portal da Transparência. Ainda haverá gestões com vistas à reativação da Escola do Legislativo, cujo objetivo é a capacitação dos servidores.
 
Ao longo desses 50 dias, as atividades no Parlamento alagoano foram intensas, com a realização de várias sessões especiais, que abordaram e debateram temas relevantes para a sociedade, dentre os quais, o projeto de Lei Orçamentária Anual, o Dia do Consumidor e o Dia Internacional da Mulher.