Jó Pereira aponta necessidade de nova licitação para obras do Canal do Sertão

por Comunicação/ALE publicado 24/03/2021 11h55, última modificação 24/03/2021 12h28

Em pronunciamento realizado na sessão plenária desta quarta-feira, 24, a deputada Jó Pereira (MDB) disse que buscou informações junto ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL), sobre a notícia de eventual bloqueio da execução física, orçamentária e financeira da construção do Canal do Sertão. A resposta obtida reforça a sugestão do deputado Inácio Loiola (PDT) sobre a criação de uma comissão para investigar e fiscalizar a crise no setor hídrico do Estado e, sobretudo, a inoperância do canal. A proposta de Loiola foi feita durante a sessão ordinária de ontem. A deputada também destacou a determinação colocada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional de uma nova licitação para a obra.

“O deputado Arthur Lira foi muito claro, passando, inclusive, a posição da Comissão Mista de Orçamento no seguinte sentido: não há paralisação ou descontinuidade da obra do Canal do Sertão. Mas há, sim, uma exigência que vem sendo colocada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, de uma nova licitação”, contou Jó Pereira, acrescentando que essa exigência é uma norma legal e também uma forma de se obter preços mais baixos. “Essa é uma condição. O Estado precisa agir nesse sentido. Rescindir o contrato e abrir uma nova licitação, como exigem a Comissão e o Ministério”, prosseguiu a deputada, complementando que essa é uma condição para viabilizar a continuidade da obra.

O deputado Inácio Loiola agradeceu a deputada Jó Pereira pela preocupação com a questão e, ao deputado federal Arthur Lira, pelo empenho em esclarecer os fatos sobre a possibilidade de paralisação das obras do Canal do Sertão.