Jó Pereira cita importância do Conisul ao ressaltar resultados do Ideb

por Comunicação/ALE publicado 22/09/2020 13h10, última modificação 22/09/2020 14h58

Ao justificar seu ponto de vista quanto a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, na sessão plenária desta terça-feira, 22, a deputada Jó Pereira (MDB) destacou que a participação efetiva do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas) foi fundamental no resultado dos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançados pelo Brasil. A parlamentar informou que Alagoas obteve, ao lado do Estado do Ceará, os maiores avanços dos indicadores da educação básica no País.

Conforme dados divulgados no último dia 15, Alagoas avançou, inclusive ultrapassando a meta dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. De acordo com a parlamentar, esse fato se deve ao esforço dos municípios e à colaboração de programas estaduais, como por exemplo o “Escola 10”. “Ajudaram muito os municípios, principalmente aqueles que não conseguiram avançar e alcançar suas metas. Destacando também os esforços de todos os profissionais e gestores da Educação que, ao longo de suas trajetórias, conseguiram enxergar a importância da aprendizagem”, declarou Jó Pereira.

A parlamentar reforçou ainda que a participação do Conisul foi de fundamental importância. “Através do Conisul, o Itaú Social contribui de maneira decisiva para que essas cidades, que já tinham um Ideb de referência, conseguissem avançar”, avaliou Jó Pereira, acrescentando “que nada mais justo que a Assembleia Legislativa de Alagoas crie uma frente parlamentar para reforçar e fortalecer a formação de consórcios".

O requerimento de criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos é de autoria dos deputados Marcelo Beltrão (PP), Davi Maia (DEM), Jó Pereira, Cabo Bebeto (PTC), Yvan Beltrão (PSD) e Bruno Toledo (PROS).

Dia da Juventude do Brasil
A passagem do Dia da Juventude do Brasil, celebrado hoje, também foi lembrada pela deputada Jó Pereira. Ao ilustrar seu pronunciamento sobre o tema, a deputada repetiu a fala da vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora Eliane Cavalcanti: “Só é visionário o gestor que considera, e executa, que a educação é a única política pública verdadeiramente transformadora”. “É a única política pública que combate as desigualdades sociais. E combatendo as desigualdades sociais, com certeza, vamos alcançar indicadores de saúde, de desenvolvimento e de empregabilidade maiores do que o que temos hoje”, finalizou Jó Pereira.