Jó Pereira destaca conquistas e contribuições femininas

por Comunicação/ALE publicado 09/03/2022 12h52, última modificação 09/03/2022 12h52

Em pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, a deputada Jó Pereira (MDB) destacou nesta quarta-feira, 9, as conquistas e contribuições femininas nas diversas áreas do conhecimento, mas ressalvou que ainda há muito a se trabalhar para alcançar a equidade social. “São muitas conquistas, mas a principal delas é ter adquirido o direito de lutar, a capacidade de resistir, mesmo enfrentando tantos desafios”, disse a parlamentar, ressaltando que neste ano de pandemia do coronavírus, 70% dos trabalhadores de saúde que atuaram na linha de frente de combate a Covid-19, no mundo, são mulheres, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

“A ONU também apontou que, no ritmo que estamos vivenciando, a igualdade de gênero nos cargos mais altos de poder vai demorar muito. E isso deve nos impulsionar, nos mover para cada vez mais conquistar e manter os espaços das mulheres no sentido de acelerar a equidade, pois ela traz benefícios para todos”, prosseguiu Jó Pereira, observando que ao mesmo tempo em que celebramos as conquistas femininas, como a contribuição da mulher no combate à pandemia, devemos lembrar a necessidade de ir ainda mais longe, em busca de conquistas importantes. “Não só conquistas para nós, mulheres, mas para toda a humanidade; por isso devemos continuar fortes e firmes em nossos propósitos”, argumentou a parlamentar.

Jó Pereira observou ainda que nos últimos anos os direitos das mulheres retrocederam, especialmente durante o período pandêmico. Como exemplo, citou questões de violência e abuso sexual, motivados por causa do gênero. A parlamentar ainda ressaltou que as mulheres continuam sendo sub-representadas nos espaços de poder e de decisão, seja na área pública ou privada. “No Legislativo somos cinco. A maior bancada alagoana de mulheres, mas ainda somos poucas. Seja no Executivo, no Judiciário, em Alagoas ou no Brasil”, avaliou, cobrando celeridade na construção e nas conquistas políticos-sociais femininas. “Precisamos de mais mulheres neste Parlamento, nas Câmaras de Vereadores, assumindo os cargos de gestão, sendo líderes empresariais, decidindo, dialogando, apoiando e cuidando. Nós temos capacidade de, junto com os homens, construir um mundo mais justo e mais sustentável”, completou Jó Pereira.