Jó Pereira lembra passagem dos 180 anos de Tavares Bastos e destaca realização de sessões especiais

por Comunicação/ALE publicado 23/04/2019 17h35, última modificação 23/04/2019 21h28

O aniversário de 180 anos de nascimento do patrono da Assembleia Legislativa, Aureliano Cândido Tavares Bastos, celebrado no último dia 20 de abril, foi um dos temas do pronunciamento da deputada Jó Pereira (MDB), durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23. A parlamentar destacou seu contentamento em fazer parte do Parlamento alagoano num momento em que a Casa vem desempenhando um grande papel de interação com a sociedade, ao proporcionar debates sobre temas relevantes, através da realização de sessões especiais. “Alegra-me tal produção e me faz sentir orgulho da Casa, nesse início de legislatura, e me remete à história do seu patrono, Tavares Bastos”, disse Jó Pereira.

A deputada ressaltou a importância de Tavares Bastos para Alagoas e para o Brasil e fez um breve relato sobre a trajetória do ilustre patrono do Poder Legislativo. “Filho de pai latinista e professor de filosofia, o patrono de nossa Assembleia já trouxe de berço o exercício do pensar. Agente do questionar, do formular ideias e ideais”, assim Jó Pereira o definiu. “Suas bandeiras, contribuições e ideias à frente de seu tempo são motivos de inspiração e de nos orgulharmos de tê-lo como patrono”, declarou, classificando Tavares Bastos como um visionário que, há cerca de 140 anos, era detentor de pensamentos que deveriam ser revisitados e rediscutidos pela Casa, pois caberiam muito bem nos tempos atuais.

“Por isso, a ideia e a iniciativa de divulgarmos e publicarmos a obra literária ou a coletânea de artigos jornalísticos do nosso patrono é extremamente importante e profícuo, para que possamos, enquanto parlamentares, nos debruçarmos sobre questões tão atuais”, completou a parlamentar.

Em aparte, os deputados Bruno Toledo (PROS) e Davi Maia (DEM) contribuíram com o pronunciamento de Jó Pereira. Toledo parabenizou-a pelo discurso e sugeriu que a Casa realizasse reedições de outras obras de autoria de Tavares Bastos, a exemplo do livro “A Província”, reeditado na 17ª Legislatura, sob a presidência do então deputado Fernando Toledo. “Tavares Bastos foi um homem em que suas ideias transcendem o seu tempo. Hoje, 180 anos de seu nascimento, estamos falando de assuntos que estão em moda atualmente, mas que já eram tratados por nosso patrono, já naquela época, como a descentralização do poder, respeitando questões regionais”, destacou Toledo.

Davi Maia classificou Tavares Bastos como o primeiro liberal da política alagoana. “Por conta da reedição de ‘A Província’ e da biografia de Tavares Bastos, pudemos ter acesso à sua história. Os alagoanos deveriam saber e reconhecer a importância de Tavares Bastos”, observou Maia.

Produção legislativa
No discurso, Jó também citou algumas das sessões especiais que organizou ou apenas participou, a exemplo da realizada nesta segunda-feira, sobre o autismo, proposta pelo deputado Léo Loureiro; a que discutiu o Pinheiro, por iniciativa do deputado Cabo Bebeto; o impacto da Medida Provisória 871 na atuação dos sindicatos rurais nas questões previdenciárias, organizada pela deputada Ângela Garrote; a sessão especial sobre o glaucoma, proposta pelo deputado Davi Davino; e a discussão organizada pela bancada feminina, acerca da violência contra a mulher e o papel do poder público no seu enfrentamento. “Podemos ir além e observar, com clareza, que estas sessões especiais não têm o propósito de atacar pessoas, posturas, omissões ou governos. A reuniões têm por objetivo debater situações, problemas reais do nosso cotidiano, para juntos construirmos pontes com a sociedade”, completou a deputada.