Lelo Maia alerta para aumento dos casos de meningite do tipo B

por Comunicação/ALE publicado 19/09/2023 18h51, última modificação 19/09/2023 18h51

O aumento no número de casos de meningite do tipo B em Maceió foi tema do pronunciamento do deputado Lelo Maia (União Brasil) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19. Preocupado com a situação, Maia relatou que esteve na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde se reuniu com o titular da pasta Gustavo Pontes de Miranda e com o infectologista Renee Oliveira para tratar da questão. “Foram 29 casos em Maceió, com 11 óbitos nos últimos meses”, contou o deputado.

Lelo Maia disse que as informações recebidas da Sesau dão conta de que o subtipo em transmissão na capital é o B, transmitido para qualquer faixa etária, mas que acomete principalmente crianças e adolescentes. Segundo o parlamentar, a Sesau, as secretarias municipais e o Governo Federal adotaram algumas medidas. São elas: maior atenção nos casos suspeitos nas Unidades de Atenção Básica e UPAs; sensibilização dos serviços de saúde e organização da disponibilidade de leitos; encaminhamento para hospitalização imediata do paciente, com instalação de medidas com suporte de instituição terapêutica especifica; coleta de amostras biológicas; isolamento do paciente; realização de profilaxia no momento oportuno; monitoramento da cobertura vacinal e o calendário de nacional de vacinação, fornecendo informações adequadas para a prevenção; monitoramento dos contatos e orientação sobre sinais e sintomas da doença.

“Quanto à necessidade da vacina, apesar desse aumento de casos, ainda não há um indicativo por parte do Ministério da Saúde, até porque a meningite do tipo B é uma cepa muito nova, ainda em estudo”, explicou Maia, acrescentando que o Ministério da Saúde, Governo Federal e os municípios já estão tomando todas as medidas para o bloqueio da transmissão. “Essa foi a informação que tivemos do dr. Renee. Ele deixou claro que ainda não existe o surto, mas o aparecimento de casos, com medidas de contenção já adotadas”, assegurou o parlamentar.