Lelo Maia critica discussão na Camara de Maceió sobre transição de gênero para crianças
Em pronunciamento durante sessão ordinária desta terça-feira, 30, o deputado Lelo Maia (União Brasil) manifestou forte oposição a discussões sobre transição de gênero envolvendo crianças, após evento realizado na Câmara Municipal de Maceió. "Parece que em Alagoas não são apenas abusadores e pedófilos que colocam nossas crianças em risco. Há políticos usando crianças para defender ideologia trans e transição de gênero infantil", afirmou o parlamentar.
Maia referiu-se a uma reunião ocorrida no Legislativo da capital. "Foi realizada na Câmara de Maceió uma discussão com uma vereadora para tratar de transição de gênero para crianças. Quero dizer a esse grupo que criança tem que estudar, tem que brincar, e não ser instrumentalizada para promover ideologias. Como deputado, ingressarei na Justiça e convocarei a sociedade civil para impedir que a transição de gênero para crianças exista em Alagoas", encerrou.
Aparte
Em aparte, o deputado Cabo Bebeto (PL) apoiou o discurso de Lelo Maia, lembramdo que a Assembleia Legislativa já aprovou legislação específica sobre o tema e que a discussão na Câmara Municipal é inócua.
"Nesta Casa aprovamos a lei nº 9.486/2025, de minha autoria, que proíbe a utilização de bloqueadores hormonais em crianças menores de 16 anos para transição de gênero em toda a rede de saúde pública e privada de Alagoas", finalizou, afirmando que a Casa cumpriu sua responsabilidade tratando do tema.