Lelo Maia parabeniza Estado por ações de prevenção às chuvas

por Comunicação/ALE publicado 29/03/2023 16h47, última modificação 29/03/2023 16h47

O deputado Lelo Maia (União Brasil) usou a palavra nesta quarta-feira, 29, para relatar que esteve, em companhia do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), no workshop da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) de preparação para o período chuvoso de 2023.

Maia informou que no evento, realizado no Palácio República dos Palmares, o Governo do Estado fez a entrega de 60 estações de monitoramento, que servirão para melhorar a observação do clima e ajudar na prevenção de tragédias naturais. "Pessoas mais vulneráveis são as principais vítimas das chuvas e enchentes, perdendo o pouco que têm", disse o deputado, afirmando que iniciativas como essas podem ajudar a evitar tragédias em desastres naturais.

"Uma indicação minha, aprovada pela Casa por unanimidade, pede ao Governo a criação de um plano de prevenção de cheias e contenção de barreiras", ressaltou Maia, lembrando tragédias recentes em outros Estados. O parlamentar também fez uma solicitação à Defesa Civil para criação de um plano de prevenção contra tragédias. Lelo Maia finalizou destacando a ação, pois só em Maceió cerca de 250 mil pessoas vivem em áreas vulneráveis.

Em aparte, o deputado Gilvan Barros Filho reforçou as palavras do colega, além de alertar para a importância da conscientização da população: "Quando o alerta chegar, que possam em segurança sair de suas casas". "Estamos preparando um projeto de lei para que novos alvarás sejam negados para construções em regiões que sofrem alagamento ou tenham risco de desabamento", concluiu o parlamentar.