Lobão agradece aprovação de projeto sobre uso medicinal de produtos extraídos da cannabis

por Comunicação/ALE publicado 16/08/2022 13h41, última modificação 16/08/2022 13h41

Da tribuna da Casa, durante a sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado Lobão (MDB ) agradeceu aos pares a aprovação em primeiro turno do projeto de lei nº 979/2022, que dispõe sobre o acesso universal de saúde com produtos da cannabis e seus derivados; o fomento à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da cannabis no Estado de Alagoas. A matéria é de autoria do parlamentar e recebeu apenas um voto contrário, do deputado Dudu Ronalsa (MDB ). "Hoje é um dos dias mais importantes, talvez o mais importante da minha vida pública, que é ter aprovado em primeiro turno um sonho coletivo. Eu gostaria de dizer o gesto que cada um dos senhores deputados teve hoje, votando favorável a este projeto, foi um ato de coragem e de compromisso com a saúde do povo alagoano", destacou o deputado Lobão, agradecido em fazer parte da atual legislatura.

Ele prosseguiu o pronunciamento ressaltando a atuação dos parlamentares que atuam legislatura. "Esse gesto de coragem vai ser lembrado por cada pessoa que tiver acesso a esse medicamento", observou Lobão, citando, em agradecimento o nome do deputado Marcelo Victor (presidente do Poder), e das deputadas Ângela Garrote (PP), que também subscreve o projeto, e Flávia Cavalcante (MDB). "Agradeço a fala emocionante e emocionada da deputada Flávia, que demonstrou o seu compromisso com o projeto. Obrigado a cada um dos deputados, fiquem certos que o passo importante e corajoso comprometido com nosso povo não será esquecido", disse Lobão.

Em aparte, a deputada Flávia Cavalcante, que é portadora de fibromialgia, destacou a importância do projeto, por entender que o uso da cannabis tem ajudado muitas pessoas. "Muitos acham que liberar o uso da cannabis é liberar o uso da maconha. E não é! Nós estamos lutando pela liberação de um medicamento que vai salvar a vida de muitas pessoas. Só quem sabe a importância dessa medicação são aqueles que têm doenças crônicas e que precisam da ajuda dela, porque outros medicamentos não fazem efeito", observou a parlamentar.