Lobão defende projeto de implantação de ar condicionado em salas de aula de escolas estaduais

por Comunicação/ALE publicado 06/09/2022 12h11, última modificação 06/09/2022 12h11

O deputado Lobão (MDB) usou a palavra na sessão ordinária desta terça-feira, 6, para falar sobre seu projeto de lei que implementa aparelhos de ar condicionado nas salas de aula das escolas estaduais. "A colocação dos aparelhos, junto com placas fotovoltaicas, as placas de energia solar, tornarão as salas de aula mais agradáveis aos nossos estudantes", disse o deputado.

Segundo Lobão, além do gasto menor de energia, o ambiente escolar se tornará melhor para professores e alunos. "Imagine aqui, na Assembleia, sem ar-condicionado. Mal conseguiríamos raciocinar", apresentou como exemplo. Ele continuou afirmando que com temperatura mais confortável, os alunos terão melhor desempenho. "Até os professores terão mais a ganhar, pois pouco falamos da acústica nas sala", concluiu o deputado, afirmando que sem ventiladores os professores não precisarão levantar a voz para falar em salas com 30 ou 40 crianças.

Sururu
O deputado destacou ainda a situação da pesca do sururu na Lagoa Mundaú, que estaria entrando em extinção graças ao sururu branco, uma espécie invasora que está tomando o sistema. "O poder público precisa, junto com as universidades, achar alguma solução". Lobão ainda citou o sistema "longline", que consiste em uma corda para sustentar o sururu em cultivo, o poderia ampliar a quantidade do molusco saudável na Mundaú.

O sururu, patrimônio imaterial de Alagoas, é um molusco utilizado como base para diversos pratos típicos, podendo ser cozido em água e sal ou cru e incorporado no preparo de pratos como ensopados e moquecas. A presença do sururu “branco” ou “galego” causa preocupação. O fato ocorre por causa dos altos níveis de poluição que comprometem a qualidade da água, os níveis de oxigênio e amplia a presença de metais pesados.