Lobão defende a disponibilização de bancos para funcionários que trabalham muito tempo em pé

por Comunicação/ALE publicado 13/09/2022 11h25, última modificação 13/09/2022 11h25

Em sessão ordinária nesta terça-feira, 13, na Assembleia Legislativa, o deputado Lobão (MDB) defendeu o uso de bancos para funcionários que trabalham em pé durante longas jornadas de trabalho. "Imagine uma pessoa que passa 8 horas em pé. Além de desconfortável para o funcionário, é pouco inteligente para o empregador", explicou Lobão, que levou para o centro do plenário da Casa um banco alto, onde seguiu com suas explicações.

O deputado citou uma série de enfermidades que implicam jornadas longas em pé, como lombalgia ou varizes. "Este banco em uma agência bancária ou loja de departamento permitiria ao trabalhador um período de descanso", disse o deputado, sentando-se e encostando-se no banco. Seu pronunciamento foi resultado de um encontro com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzaneo Junior, sobre a norma regulamentadora nº 17, que estabelece pausas para descanso do trabalhador. Com relação à ergonomia, a norma dispõe sobre os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Apelo ao governador

Lobão solicitou ainda que o governador Paulo Dantas sancione seu projeto de lei, já aprovado na Casa, que trata da produção e medicamento produzidos com o canabidiol. "Sancione, pois este gesto vai entrar pra história e salvar a vida de muita gente", afirmou o deputado, interessado em baratear o curso do medicamento e fortalecer a indústria de Alagoas.