Marcelo Victor destaca apoio do Legislativo para avanço do Estado e aponta combate ao déficit social

por Comunicação/ALE publicado 04/01/2022 13h30, última modificação 04/01/2022 21h14

O presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Victor, fez um balanço das atividades parlamentares no ano de 2021 e projetou os desafios que a Casa de Tavares Bastos e o Estado deverão enfrentar neste novo ano. "Reconheço o avanço obtido em vários campos do governo nos últimos tempos. São ações que deram certo, que receberam a aprovação do Parlamento. Ao mesmo tempo, cultivo a consciência de que há muito a ser feito ainda na área da assistência às pessoas que estão excluídas do processo de desenvolvimento humano. Há uma dívida social histórica a ser vencida".

Na opinião do chefe do Parlamento, a atual legislatura tem se destacado pela quantidade e pela qualidade das matérias apreciadas em plenário. "Quero realçar, com muito orgulho, o aspecto qualitativo da atividade desenvolvida pelo Parlamento alagoano. O primeiro biênio desta 19ª legislatura, por exemplo, já supera todas os demais da história em termos de apreciação e votação de matérias voltadas à assistência social", apontou Victor.

Os avanços alcançados pelo Estado, com o apoio da Assembleia, também foram destacados pelo presidente, que pondera existir ainda um déficit social que precisa ser combatido. "Enquanto houver fome e disparidades na sociedade, devemos buscar as soluções. Portanto, a ideia é avançar e buscar novas soluções". Nas matérias aprovadas pelo plenário da Casa, Marcelo Victor ressalta que a Casa direcionou seus esforços em defesa da vida, autorizando a compra de vacinas, de equipamentos de emergência e de cestas nutricionais. Também houve a viabilização de obras de infraestrutura para duplicação de rodovias, construção de unidades hospitalares e Centros Integrados de Segurança Pública. Passaram ainda pela Casa a aprovação do Plano de Cargos Carreira e Salários dos profissionais da educação do Estado, a criação do Cartão Escola 10 e a viabilização do Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Houve ainda deliberações em plenário que beneficiaram o pequeno produtor rural.

Fazendo uma análise de sua atuação como comandante da Mesa Diretora do Parlamento, Marcelo Victor avalia que a marca da sua gestão é a colegialidade. "O Poder Legislativo, por ser o mais representativo da pluralidade dos interesses do conjunto da sociedade, deve possuir um comando diretivo que adote uma postura de coadjuvância no processo, sendo elo auxiliador para o desenvolvimento das ações do colegiado. Afirmei na minha posse essa conduta, que venho exatamente procurando adotá-la no cotidiano da Casa de Tavares Bastos. O importante é ter a consciência de que as soluções nascem na capacidade de o homem dialogar, de cooperar e erguer pontes, inclusive no momento das divergências. Eis a essência da atividade política. Eu sou grato a todos os deputados e deputadas estaduais pela confiança em mim depositada. Desejo prosseguir exercendo a Presidência sem a pompa da autoridade, mas aberto ao entendimento e à pluralidade das ideias", finalizou o presidente do Poder Legislativo.