Marina Cândia recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 20/10/2025 13h40, última modificação 20/10/2025 20h12

Em concorrida sessão solene proposta pelo deputado Delegado Leonam (União Brasil) a Assembleia Legislativa outorgou nesta segunda-feira, 20, o título de Cidadã Honorária de Alagoas à primeira-dama de Maceió, Marina Antunes Cândia Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade contou com as presenças do prefeito da Capital, João Henrique Caldas, o JHC; do seu vice, Rodrigo Cunha; do deputado Federal Fábio Costa (PP-AL); dos deputados Francisco Tenório (PP), Antonio Albuquerque (Republicanos); da deputada Rose Davino (PP); do procurador federal João Pedro Pinheiro; e do presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PL), além de representantes da sociedade alagoana.

De acordo com o deputado Leonam, a concessão do título de Cidadão Honorário a todo aquele que o recebe serve de gratidão ao que foi feito pelo povo alagoano, bem como de incentivo para que possa continuar a fazer ainda mais pelo Estado. “No caso específico da primeira-dama da Capital, Marina Cândia, tivemos o reconhecimento pelo que fez na educação, com o apoio aos Gigantinhos; na saúde, com o incentivo ao ‘Saúde da Gente’ e com o apoio ao empreendedorismo feminino, entre outras grandes áreas que ela, muito sabiamente, conseguiu conquistar”, justificou o propositor da homenagem, acrescentando que diante de tantas ações promovidas por Marina Cândia, ela conquistou a todo o povo maceioense e, consequentemente, aos alagoanos. “Esperamos que nesta data possamos honrar o povo alagoano com este mais novo filho, que poderá fazer ainda mais por nosso Estado”, completou o parlamentar.

Nascida no Pantanal, em Cuiabá/MT, Marina Cãndia chegou a Alagoas há seis anos. E administradora por formação e casada com o prefeito de Maceió, JHC, com quem tem dois filhos. Ao receber o título de Cidadã alagoana, a primeira-dama da Capital destacou se sentir muito honrada e emocionada com a homenagem, pois desde o dia que chegou ao Estado foi muito bem acolhida e já se sentiu alagoana. “Essa é uma emoção que vai muito além do falar”, disse. “A receptividade do povo, desde que me coloquei à disposição, na rua, acho que essa sensação de pertencimento já me veio. É uma grande honra saber que o plenário desta Casa votou de forma unânime essa proposta. Este dia é mais um marco para a minha história”, declarou Marina Cândia, agradecendo ao Parlamento alagoano pela homenagem e reconhecimento de seu trabalho.

De acordo com o prefeito JHC, Marina Cândia é uma mulher focada em ajudar a coletividade, com sua capacidade de compreender a todos. Sua visão abrangente, prosseguiu o prefeito, tornam a primeira-dama uma líder, tendo, inclusive, conseguido influenciar outras primeiras-damas do Estado e do Brasil a trabalhar em prol da população. “Acredito que toda essa contribuição fortalece esse ciclo de transformações pelo qual Maceió está vivenciando. Meu desejo é que ela (Marina Cândia) possa continuar imprimindo o mesmo ritmo, olhando com muito carinho a nossa população e ajudando no que for possível”, observou o chefe do Executivo municipal.