Médico alagoano Francisco Cardoso recebe comenda Divaldo Suruagy

por Comunicação/ALE publicado 12/08/2022 12h32, última modificação 12/08/2022 12h32

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Assembleia Legislativa realizou a outorga da Comenda Divaldo Suruagy ao médico alagoano Francisco Eduardo Costa Cardoso, referência internacional na pesquisa sobre o Parkinson. Idealizadora da outorga, a deputada Fátima Canuto (MDB) disse se sentir honrada em homenagear um alagoano reconhecido internacionalmente por um trabalho tão importante. “Ele é alagoano, formado na Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) e precisava ser reconhecido também em Alagoas”, disse a parlamentar.

“O Dr. Francisco Eduardo Costa Cardoso faz um fantástico trabalho em suas pesquisas sobre o Parkinson. E é tão solicitado e reconhecido mundialmente que estávamos há um ano tentando agendar essa comenda”, falou a deputada sobre esse momento ímpar. “É com orgulho que concedo essa honraria ao brilhante profissional e cientista, que dedica mais de 30 anos da sua vida para avançar nos estudos, tratamento e proporcionar qualidade de vida aos pacientes com essa doença que carece de tantos cuidados”, completou.

A comenda Divaldo Suruagy tem como objetivo valorizar personalidades que estejam contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Alagoas. Entre os presentes, estava Mônica Suruagy, filha do ex-governador de Alagoas, que leva o nome do prêmio e foi colega do Dr. Francisco Cardoso. “Eu e Francisco fomos colegas de sala de aula e o chamávamos de Chico”, disse Mônica sobre o homenageado. “Ele sempre chamou atenção por sua afetividade para com os colegas e sua genialidade. Chico não gosta quando dizemos isso, mas ele é, sim, um gênio”, disse Mônica Suragy, afirmando que a homenagem a deixa emocionada. “Fico extremamente lisonjeada com a deputada Fátima Canuto pela comenda, que tem o nome de meu pai, para um colega que faz um trabalho tão importante para Alagoas e todo o mundo”, encerrou a filha do ex-governador Divaldo Suruagy.

Reitor da Uncisal, o Dr. Henrique de Oliveira Costa enalteceu o fato de uma referência mundial do Parkinson ser um ex-aluno formado na faculdade estadual pública de Alagoas. “É motivo de orgulho confirmar o potencial da Uncisal em formar grandes nomes e grandes profissionais”, disse o reitor, destacando que “Francisco Cardoso é filho de um ex-professor nosso, Augusto Dias Cardoso, referência em anatomia humana, que marcou sua época e hoje dá continuidade ao legado de sua família”.

Completaram a mesa de honra o presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas, Dr. Fernando Antônio Gomes de Andrade; a presidente da Sociedade Alagoana de Neorologia e Neurocirurgia, Dra. Lelícia Januzzi; e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Dr. Fernando Pedrosa de Araújo. Além dos presentes na Assembleia, um vídeo transmitiu mensagens de parentes e amigos que estavam fora de Maceió e não puderam se fazer presentes.

Francisco Cardoso

O homenageado, Dr. Francisco Eduardo Costa Cardoso, estava emocionado e se disse grato com a comenda. “Vivemos num país em que é muito incomum o reconhecimento e, receber um, especialmente na sua própria terra, me é motivo de muito orgulho”, disse médico. “Se tenho alguma contribuição a dar, isso reflete diretamente o que recebi aqui em Alagoas, então me sinto grato à ALE e, em particular, a deputada Fátima Canuto, proponente desta comenda”, ressaltou.

Ele torceu ainda para que esse evento incentive outros profissionais formados em Alagoas. “Especialmente os mais jovens. Eu continuo ativo, sem planos de parar a carreira e esse é um incentivo adicional”, disse o especialista sobre o Parkinson – enfermidade que ele afirmou já ter grandes avanços no campo de diagnóstico e tratamento para qualidade de vida: “Muitas pessoas têm vidas longas, com qualidade satisfatória”.

Graduado pela antiga Escola de Ciências Médicas, atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Cardoso é o atual presidente da Sociedade Internacional de Doenças de Parkinson e Distúrbios do Movimento, reconhecimento pelos mais de 30 anos dedicados à pesquisa na área, sendo o primeiro brasileiro a assumir a presidência dessa sociedade.

Seu currículo conta também com mestrado (1991) e doutorado (1994) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez residência médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1988-1991) e Clinical Post-Doctoral Fellowship (1991-1993) no Parkinson´s Disease Center and Movement Disorders Clinic, Baylor College of Medicine, Houston, TX, EUA, sob a supervisão de Joseph Jankovic MD (1991-1993).

Atualmente é professor titular (Departamento de Cínica Médica – Neurologia) da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Comitê Executivo Internacional da International Parkinson and Movement Disorder Society.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, coréia de Sydenham e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos da base, coréias em geral e outros distúrbios do movimento.