Breno Albuquerque quer a implantação de laboratórios de informática em escolas públicas de Arapiraca

por Comunicação/ALE publicado 05/04/2023 17h12, última modificação 05/04/2023 17h12

Com 18 deputados presentes na tarde desta quarta-feira, 5, os parlamentares apreciaram 20 matérias, entre eles, a indicação nº 126/2023, do deputado Breno Albuquerque (MDB), solicitando ao Governo do Estado a implantação de um laboratório de informática em todas as escolas da rede estadual de ensino em Arapiraca, além de atualizar os já existentes. 

Segundo Breno, no laboratório podem ser ofertadas, além das aulas de informática básica, aulas complementares sobre as matérias comuns da escola, com jogos educativos sobre matemática, química, português, entre outras, mantendo sempre o interesse do aluno no aprendizado. O deputado finaliza sua indicação afirmando que os laboratórios têm um importante papel para que crianças com condições menos favoráveis tenham chances iguais no futuro.

Acompanhe as demais matérias analisadas na Ordem do Dia:

Matérias votadas em turno único:

- Veto total ao projeto de lei ordinária nº 733/2021, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia reparadora de fissura lábio-palatina na rede pública de saúde de Alagoas. (Veto Mantido)

Indicação nº 27/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação a realização da Olimpíada Estadual de Robótica.

Indicação nº 28/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação a estruturação de um centro de incentivo á economia criativa.

Indicação nº 95/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos a capacitação em empreendedorismo feminino para as mulheres socioeconomicamente vulneráveis no município de Barra de Santo Antônio.

Indicação nº 127/2023, de autoria do deputado André Silva (Republicanos), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento Estadual de Trânsito (Dentran/AL), a reforma da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) na cidade de Palmeira dos Índios.

Requerimento nº 78/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir a precarização das relações de trabalho e a retomada e ampliação dos direitos dos trabalhadores.

Requerimento nº 79/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre o Dia da Consciência Negra e as políticas de enfretamento ao racismo estrutural.

Requerimento nº 80/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores e seu papel em defesa dos trabalhadores.

Requerimento nº 81/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 53 anos da Universidade Estadual de Alagoas e seu papel na interiorização do ensino superior no Estado.

Requerimento nº 93/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando informações à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas referentes ao acesso de estudantes alagoanos nas vagas da Universidade.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 39/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o Dia Estadual da Adoção Animal no âmbito de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 98/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispões sobre a criação do Dia do Motorista de Aplicativo.

- Projeto de lei ordinária nº 205/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação de Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 207/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o título de cidadão honorário ao doutor Fábio Biscegli Jatene.

- Projeto de lei ordinária nº 994/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera de utilidade pública a Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Maceió.

- Projeto de lei ordinária nº 1035/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas, o "Boi do Canário" do município de Pilar.

Matérias discutidas em turno único:

Requerimento nº 82/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as garantias de proteção à dignidade humana.

Requerimento nº 83/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 33 anos do Instituto Nacional de Seguridade Social: perspectivas para a retomada da valorização das políticas previdenciárias no Governo Lula.