Aprovado projeto que obriga retirada de fios inservíveis dos postes

por Comunicação/ALE publicado 04/06/2025 18h23, última modificação 04/06/2025 18h23

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 4, o projeto de lei ordinária nº 1128/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que obriga as concessionárias de energia elétrica a notificarem empresas de telefonia, internet e TV a cabo para remover fios e dispositivos inservíveis presos aos postes. O objetivo do projeto é melhorar a estética urbana e aumentar a segurança pública, evitando acidentes causados pelo acúmulo de cabos abandonados. Caso as empresas não cumpram a notificação, as concessionárias poderão realizar a remoção e cobrar os custos.

Delegado Leonam destaca que a medida resolve um problema recorrente, que causa prejuízos e desconforto à população, promovendo uma cidade mais limpa, organizada e segura. “O acúmulo de fios inservíveis não só compromete a estética urbana, criando um emaranhado de cabos, como também representa risco de acidentes, inclusive incêndios,” alertou o parlamentar.

A matéria, aprovada em 2º turno, segue agora para o Poder Executivo para eventual sanção. Acompanhe as demais matérias analisadas na ordem do dia:

Matérias votadas em 2º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1254/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o exercício e acúmulo extraordinário de funções policiais e administrativas por delegados da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1192/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que dispõe diretrizes para criação de um treinamento sobre violência sexual e prevenção ao abuso sexual, incluindo violência virtual, para profissionais que atuam com crianças e adolescentes no Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1108/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede o título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas a Luana Rodrigues de Araújo.

Projeto de lei ordinária nº 1324/2025, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário ao sr. Jarbas Barbosa da Silva Júnior.

Matérias votadas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 233/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede o Título de Cidadão Benemérito Pontes de Miranda ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor Correia dos Santos.

- Projeto de resolução nº 234/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo e da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor Correia dos Santos.

- Projeto de lei ordinária nº 1391/2025, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça, que cria e transforma cargos no quadro de serviços auxiliares de apoio técnico e administrativo do Ministério Público do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1295/2025, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que denomina de Hospital Doutor Petrúcio Bandeira de Medeiros, o Hospital Regional do Alto Sertão, no município de Delmiro Gouveia.

Projeto de lei ordinária nº 1375/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao sr. Sergio Gama da Silva.

Projeto de lei ordinária nº 322/2023, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que estabelece regras para trânsito de determinada raças de animais em ambientes de interação comum.

Matéria votada em turno único:

Indicação nº 1885/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação a reforma estrutural na Escola Estadual Mário Gomes de Barros, no município de Joaquim Gomes.

Matérias discutidas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 1442/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário.

Projeto de lei ordinária nº 1441/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 1440/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Fundo Especial da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 1427/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre as custas judiciais devidas ao Poder Judiciário do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei nº 1402/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a estrutura da Assessoria Militar do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 911/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que institui no âmbito do Estado de Alagoas o programa de mapeamento e apoio às pessoas com doenças raras, e seus familiares, de acordo com a política nacional de atenção integral às pessoas com doenças raras.

- Projeto de lei ordinária nº 862/2024, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União), que confere a profissionais do sexo feminino a exclusividade nos cuidados íntimos com criança na educação infantil.

- Projeto de lei ordinária nº 631/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que dispõe sobre a autorização de implementação do sistema de inclusão escolar ''ABA'' para crianças com autismo nas unidades da rede do programa Criança Alagoana (Cria), no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 188/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que dispõe sobre redução na jornada de trabalho para servidores públicos do Estado de Alagoas portadores de fibromialgia.

- Projeto de lei ordinária nº 1191/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que institui o selo Empresa Amiga do Surdo, no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1027/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que estabelece que a falha no fornecimento de água sujeitará a empresa concessionária ao pagamento de multa ao usuário, no Estado de Alagoas.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1147/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de pensão especial honoris causa à senhora Marta Maria de Fátima Pacheco Magalhães Pinto.

- Projeto de lei ordinária nº 950/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui a campanha estadual de conscientização sobre a depressão da pessoa idosa no Estado de Alagoas.