Discutido projeto que obriga uso de focinheira em determinadas raças de cães

por Comunicação/ALE publicado 05/06/2025 17h09, última modificação 05/06/2025 17h09

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 5, os parlamentares apreciaram o projeto de lei ordinária nº 322/2023, que estabelece regras para trânsito de determinadas raças de animais em ambientes de interação comum. De autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), o projeto foi discutido em 2º turno.

"Os animais que apresentem algum tipo de comportamento agressivo deverão utilizar coleira, guia de condução e focinheira aptas a impedir o animal realizar agressões à integridade física de outrem", inicia o texto o parlamentar, dando ao proprietário a responsabilidade da prática desta segurança. O projeto se aplica a todos os animais cuja raça apresente historicamente algum tipo de comportamento agressivo, tais como mordidas e arranhões, como as raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Bully, American Stafforshire, Bull Terrier, American Terrier Americano, Fila Brasileiro, Dogue Argentino, bem como das suas variações e raças derivadas.

O deputado justifica que o objetivo é buscar a diminuição de acidentes por parte dos cães, levando em consideração tanto as precauções com os animais quanto a segurança das pessoas do local e proximidades. Para se tornar lei, o projeto precisa passar por mais uma votação antes de ser encaminhado para o Poder Executivo.

As seguintes matérias também foram analisadas na ordem do dia:

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de lei ordinária nº 1442/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário.

Projeto de lei ordinária nº 1441/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 1440/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza abertura, ao orçamento vigente, de crédito suplementar em favor do Fundo Especial da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 1427/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre as custas judiciais devidas ao Poder Judiciário do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1402/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a estrutura da Assessoria Militar do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 911/2024, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que institui no âmbito do Estado de Alagoas o programa de mapeamento e apoio às pessoas com doenças raras, e seus familiares, de acordo com a política nacional de atenção integral às pessoas com doenças raras.

- Projeto de lei ordinária nº 862/2024, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União), que confere a profissionais do sexo feminino a exclusividade nos cuidados íntimos com criança na educação infantil.

- Projeto de lei ordinária nº 631/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que dispõe sobre a autorização de implementação do sistema de inclusão escolar ''ABA'' para crianças com autismo nas unidades da rede do programa Criança Alagoana (Cria), no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 188/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que dispõe sobre redução na jornada de trabalho para servidores públicos do Estado de Alagoas portadores de fibromialgia.

- Projeto de lei ordinária nº 1191/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que institui o selo Empresa Amiga do Surdo, no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 1027/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que estabelece que a falha no fornecimento de água sujeitará a empresa concessionária ao pagamento de multa ao usuário, no Estado de Alagoas.

Matérias votadas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1147/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de pensão especial honoris causa à senhora Marta Maria de Fátima Pacheco Magalhães Pinto.

- Projeto de lei ordinária nº 950/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui a campanha estadual de conscientização sobre a depressão da pessoa idosa no Estado de Alagoas.

Matérias discutidas em 2º turno:

Projeto de resolução nº 234/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB) e da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda do mérito legislativo Tavares Bastos ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor Correia dos Santos.

Projeto de resolução nº 233/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede o título de Cidadão Benemérito Pontes de Miranda ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, deputado Marcelo Victor Correia dos Santos.

Projeto de lei ordinária nº 1375/2025, de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao sr. Sergio Gama da Silva.

- Projeto de lei ordinária nº 1391/2025, de autoria da Procuradoria Geral de Justiça, que cria e transforma cargos no quadro de serviços auxiliares de apoio técnico e administrativo do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 1295/2025, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que denomina de Hospital Doutor Petrúcio Bandeira de Medeiros, o Hospital Regional do Alto Sertão, no município de Delmiro Gouveia.

Matéria discutida em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1431/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026-LDO 2026, nos termos do § 2° do art. 176, da Constituição Estadual.