Projeto de Gilvan Barros Filho quer incentivar utilização de biodigestores em escolas públicas

por Comunicação/ALE publicado 28/09/2023 18h40, última modificação 28/09/2023 18h37

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 28, os parlamentares apreciaram 17 matérias, entre elas, o projeto de lei ordinária nº 285/2023, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), que institui o programa Alagoas Mais Verde nas escolas públicas do Estado, com o objetivo incentivar a utilização de biodigestores nas unidades de ensino.

"O biodigestor é um equipamento que produz, além do biogás, o biofertilizante líquido. Assim, cascas, sementes, bagaço de frutas e restos de legumes deixam de ir para o lixo comum, para gerar o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, substituindo a compra de botijões GLP", completa Gilvan Barros Filho, falando sobre o equipamento, que pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins da escola, como também no tratamento de esgotos.

Acompanhe as demais matérias analisadas pelos parlamentares:

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 22/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a comenda Irmã Dulce a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas – Apala.

- Projeto de resolução nº 28/2023, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede a comenda Tavares Bastos ao excelentíssimo senhor Zhu Qingqiao, embaixador da República Popular da China no Brasil.

- Projeto de resolução nº 32/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede a comenda de Mérito Ambiental Otávio Brandão à senhora Anita Studer.

- Projeto de lei ordinária nº 467/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as atribuições orgânicas, competências funcionais e o quadro de organização da Assessoria Militar do Poder Legislativo do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 360/2023, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que reconhece como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Alagoas o Quilombo de Limoeiro de Anadia.

- Projeto de lei ordinária nº 392/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), declara de utilidade pública a Associação de Moradores e Amigos do distrito Tabuleiro, situada na zona rural do município de Água Branca.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de resolução nº 20/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede a comenda do Mérito Legislativo Irmã Dulce para excelentíssima ministra das Mulheres, senhora Aparecida Gonçalves.

- Projeto de resolução nº 114/2022, de autoria do deputado Francisco Tenório (PP), que concede a comenda Tavares Bastos ao prof. dr. Adávio de Oliveira e Silva,

- Projeto de lei ordinária nº 32/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a comercialização e utilização indiscriminada de medicamentos denominados "anticio" para cadelas e gatas no âmbito do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 403/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que declara de utilidade pública o Instituto da Enfermagem Alagoas, situado no município de Maceió/AL.

 

- Projeto de lei ordinária nº 407/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor general de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro.

- Projeto de lei ordinária nº 409/2023, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que dispõe sobre a concessão do titulo de Utilidade Pública para o Instituto Caminhar Melhor.

- Projeto de lei ordinária nº 411/2023, de autoria da deputada Flávia Cavalcante (MDB), que declara de Utilidade Pública a Associação Comunitária Edezio Pereira.

- Projeto de lei ordinária nº 426/2023, de autoria do deputado Lelo Maia (União Brasil), que considera de Utilidade Pública a Casa de Caridade Candomblé Ilé Axé Dará Xangó Oya.

Matéria discutida em turno único:

- Requerimento nº 358/2023, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), solicitando a realização de audiência pública para discutir os aspectos da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).