Parlamentares cobram aplicação do programa “Pescador Legal”

por Comunicação/ALE publicado 27/05/2022 12h04, última modificação 27/05/2022 12h04

Os deputados Dudu Ronalsa, Yvan Beltrão, Lobão, todos do MDB, e a deputada Jó Pereira (PSDB) fizeram um apelo ao governador Paulo Dantas, em nome dos pescadores alagoanos, para que empreenda esforços no sentido de colocar em prática o programa “Pescador Legal”, um projeto de iniciativa do deputado Dudu Ronalsa para dar suporte à categoria que, devido às fortes chuvas, está impedida de desempenhar a atividade e manter o sustento de seus familiares. “Falei com a secretária de Assistência Social (Manuelle Santos de Farias) sobre o projeto ‘Pescador Legal’, que dá suporte aos pescadores, justamente nessa época do inverno, quando eles não têm condições de pescar”, contou Ronalsa durante a sessão plenária desta sexta-feira, 27.

No encontro, o parlamentar solicitou a colocação em prática do projeto e pediu à pasta para que ofereça um suporte aos pescadores, especialmente com a distribuição de cestas básicas. “Numa situação dessas, os pescadores passam, pelo menos, 15 dias sem pescar e, de acordo com a Coordenadoria da Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se voltar a chover, eles passarão muito tempo sem trabalhar”, observou Ronalsa. O “Programa Pescador Legal” foi promulgado pela Assembleia por meio da lei nº 8.316/2020, conforme publicação no Diário Oficial do Poder Legislativo, em 23 de setembro de 2020.

Na sequência, o deputado Yvan Beltrão se associou ao pronunciamento de Ronalsa e disse estar muito preocupado com a situação dos pescadores. “Ontem estive com o governador Paulo Dantas tratando dessa tragédia que se abateu sobre nosso Estado, principalmente sobre a Região Sul, muito afetada”, disse o parlamentar, afirmando que o colega pode contar com seu apoio no que diz respeito ao “Programa Pescador Legal”.

O deputado Lobão também fez apelo em favor dos pescadores. “Gostaria de me somar às vozes dos companheiros deputados que estão nessa busca de apoio, via Governo do Estado, aos pescadores que estão com seu ganha-pão prejudicado”, solidarizou-se, no que foi seguido pela deputada Jó Pereira, que reforçou o apelo em prol dos pescadores. “Principalmente neste momento em que sabemos que o impacto das fortes chuvas no dia-a-dia, no trabalho e na geração de renda para esses pescadores é um desafio que todos eles terão de enfrentar, e o Estado precisa providenciar esse suporte de renda para que consigam atravessar esse período difícil”, destacou a parlamentar.