Parlamentares cobram atenção com vítimas da enchente em Santana do Ipanema

por Comunicação/ALE publicado 26/03/2020 13h35, última modificação 26/03/2020 13h43

Em sessão virtual realizada nesta quinta-feira, 26, os deputados Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM), Gilvan Barros Filho (PSD), Jairzinho Lira (PRTB), Francisco Tenório (PMN), Marcelo Beltrão (MDB) e Inácio Loiola (PDT) se solidarizaram com a população do município de Santana do Ipanema, onde dezenas de pessoas ficaram desabrigadas após fortes chuvas que caíram na cidade, na noite de ontem. A cidade sertaneja teve ruas e casas inundadas com o transbordamento do riacho Camoxinga. A preocupação dos parlamentares é que o município terá que alojar essas pessoas em ginásios de esportes e escolas - que deveriam estar em isolamento social, devido a pandemia da Covid-19 -, deixando-as, assim, suscetíveis ao contágio do coronavírus.

Em pronunciamento, o deputado Cabo Bebeto fez um apelo ao Governo do Estado para que disponibilize, de forma emergencial, recursos para o município, tendo em vista, no seu entendimento, a calamidade pública que aconteceu na cidade. "Precisamos ajudar o município a realizar uma triagem das pessoas que serão atendidas, apesar de não se tratar diretamente da pandemia da Covid-19. É uma situação emergencial, que o Parlamento não pode deixar de discutir", apelou Bebeto, sugerindo à sociedade alagoana que se sensibilize com os desabrigados de Santana do Ipanema, ajudando-os através de doações de alimentos, roupas e demais gêneros de primeira necessidade.

O deputado Davi Maia também se mostrou bastante preocupado com o problema e disse que, desde o ano passado, vem cobrando do Governo do Estado medidas efetivas com relação a prevenção de desastres. "Os governantes nunca investiram em prevenção. Semana passada aconteceram enchentes em Quabrangulo e Paulo Jacinto e essa semana em Santana do Ipanema", relatou o parlamentar, acrescentando que as notícias vindas do Vale do Mundaú são muito preocupantes.

Os deputados Gilvan Barros Filho, Jairzinho Lira, Francisco Tenório, Marcelo Beltrão e Inácio Loiola também se solidarizaram com a população santanense. Sobre a questão da prevenção às enchentes, Gilvan Filho ilustrou seu pronunciamento com exemplos praticados pelo Estado vizinho. "O governador de Pernambuco construiu várias barragens nos córregos. Isso gera dois fatores positivos: primeiro, deixa aquela água represada à disposição da população; depois, previne as enchentes", informou o parlamentar.

Para Jairzinho Lira, o momento vivenciado em Santana do Ipanema é crítico e urgente de solução. "É preciso que o Governo do Estado tome uma providência, rapidamente, para que aquelas famílias tenham a assistência devida", defendeu o parlamentar.

Ao se pronunciar sobre a questão, o deputado Francisco Tenório disse ter recebido informações de que a enchente ocorrida em Santana do Ipanema teria sido motivada pela abertura das comportas de uma barragem localizada numa cidade do interior pernambucano, e não causada pelas chuvas. "É preciso verificar de que forma foram abertas essas comportas, que provocou cheia no leito do rio abaixo", observou Tenório.