Parlamentares destacam amizade e caráter conciliador de Toroca

por Comunicação/ALE publicado 31/05/2023 18h08, última modificação 31/05/2023 18h08

A deputada Rose Davino (PP) e o deputado Marcos Barbosa (Avante) lamentaram em plenário o falecimento do ex-deputado e ex-vereador Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 31. Logo no início da sessão ordinária, durante a apreciação de uma moção de pesar apresentada pela deputada Cibele Moura (MDB), o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, externou condolências à família enlutada e destacou sua amizade com Toroca, de quem foi colega de plenário na Câmara Municipal de Maceió.

A deputada Rose Davino destacou a relação próxima que sua família tinha com o ex-parlamentar. “A família Davino tem um carinho muito grande pelo nosso querido Toroca. Inclusive, o vereador Davi Davino sempre me disse que o Toroca tinha sido seu mentor”, ressaltou a parlamentar durante a sessão. “Toroca teve oito mandatos, foi vereador por Maceió, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e atuou pelo esporte em todo o Brasil. Muito querido pelos seus amigos políticos, enfim, era um homem admirável. Aqui fica todo o nosso carinho”.

Na sequência, o deputado Marcos Barbosa falou de sua amizade com Toroca, com o qual atuou na Câmara de Vereadores de Maceió. Barbosa lembrou de sua passagem como prefeito da capital e destacou a sua importância para o esporte alagoano. “Eu cheguei à presidência do CRB com sua iniciativa e apoio. Toroca era um homem de palavra, um conciliador, um amigo de todas as horas”, contou o deputado, lamentando o falecimento do amigo.

Walter Pitombo Laranjeiras tinha 89 anos e além da política atuava no esporte. Deixou um grande legado na história do vôlei nacional. Foi presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), cargo que assumiu pela primeira vez em 2014, sendo reeleito para mais dois mandatos consecutivos, em 2017 e 2021. Atualmente Toroca estava afastado do cargo para tratamento de saúde. Além disso, era economista, professor, contador e advogado. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas Brasil. Na Câmara Municipal de Maceió exerceu quatro mandatos de vereador e assumiu uma cadeira no Parlamento alagoano na legislatura 1979-83.