Parlamentares fazem balanço das atividades e se despedem na última sessão da atual legislatura

por Comunicação/ALE publicado 21/12/2022 18h36, última modificação 21/12/2022 18h36

Na última sessão antes do recesso legislativo, na tarde desta quarta-feira, 21, deputados estaduais fizeram uso da palavra para comentar o desfecho não só deste ano de 2022, como também o término da 19º legislatura. O primeiro a usar a palavra foi o deputado Inácio Loiola (MDB), que iniciou agradecendo a todos os funcionários da Casa. "Tivemos neste período um protagonismo, provavelmente, o maior de toda nossa história. Nosso presidente Marcelo Victor conseguiu emanar, democraticamente, nossa enorme contribuição ao Estado de Alagoas", disse Loiola, ao se lembrar da eleição do então deputado estadual Paulo Dantas para o Governo do Estado de Alagoas.

Com Alagoas sem um vice e o governador Renan Filho (MDB) se afastando para se candidatar ao Senado, os deputados realizaram uma eleição indireta e o deputado estadual Paulo Dantas assumiu o Governo do Estado nos últimos meses do ano. Ele, eventualmente, foi reeleito nas urnas para um mandato de quatro anos.

"Paulo Dantas será referência e fará grande gestão em todos os setores e segmentos, em um trabalho que começou com o nosso protagonismo", destacou Loiola, que passou a falar dos colegas que não se reelegeram. Nominalmente, ele citou Ângela Garrote (PP) e Tarcizo Freire (PP). "Ambos são pessoas especiais, que deram uma contribuição enorme para o Estado de Alagoas. Garrote é uma amiga de longa data e Tarcizo tive um prazer de conhecer neste período, e hoje posso dizer que o considero da família", afirmou Loiola, pedindo para que o colega não deixe de visitá-los.

Em aparte, Freire, inicialmente, disse que não pretendia falar no dia de hoje, pois já havia se despedido, em Arapiraca, na noite da apuração de votos, quando falou em ter dado um "grito de liberdade". "Tirei um peso enorme das costas. Foi ótimo estar aqui, mas quando Deus fecha uma porta, ele abre outros portões", afirmou o deputado, que lembrou ter passado ótimos momentos e aprendido muito com os colegas. E reforçou que vai, sim, seguir passando pela Casa, pois esta virou parte de sua rotina.

Ângela Garrote, por outro lado, disse que não está dando um adeus, mas um até logo. Lembrou ainda que a história de amizade que tem com Loiola é muito antiga e agradeceu a todos por esta sua passagem.

Fátima Canuto, também se despedindo dos que não voltam na próxima legislatura, agradeceu ao voto de confiança que os alagoanos tiveram com ela, assim como aos seus pares, por terem realizado a condução de seus projetos de lei, que vão melhorar a vida dos alagoanos. "E nos próximos quatro anos teremos ainda mais projetos", prometeu a deputada.

Já o deputado Lobão (MDB), suplente de Paulo Dantas, foi mais um que falou em tom de despedida. "Agradeço a todos os deputados e deputadas e demais amigos, funcionários e companheiros da Casa, que receberam com atenção e carinho os nosso projetos", disse ele, bastante emocionado. "Sou muito grato, do fundo do coração, por esses nove meses ao lado de vossas excelências", disse o deputado, destacando seu projeto da canabis medicinal, que, segundo ele, abriu positivas possibilidades para a saúde pública de Alagoas.

Em recesso, a Assembleia Legislativa retorna no dia 1º de janeiro, às 14h, para a posse do novo mandato do governador Paulo Dantas. Depois, em fevereiro, serão empossados os deputados para a 20ª legislatura.