Parlamentares participam da plenária estadual para elaboração do PPA 2024-2027

por Comunicação/ALE publicado 12/05/2023 15h02, última modificação 12/05/2023 15h02

O presidente Marcelo Victor (MDB) representou a Assembleia Legislativa na segunda plenária estadual de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na manhã desta sexta-feira, dia 12, em Maceió. O evento contou com a presença do governador Paulo Dantase dos ministros Renan Filho (Transportes), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), assim como deputados federais e prefeitos municipais.

Ao lado do presidente Marcelo Victor, estiveram os deputados estaduais Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Bruno Toledo (MDB), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Lelo Maia (União Brasil), Remy Calheiros (MDB), Silvio Camelo (PV) e Doutor Wanderley (MDB), no evento que apontará as prioridades do governo para os próximos quatro anos. As plenárias são participativas, iniciativa reforçada pelo presidente Lula, que quer a participação ativa da população nas decisões orçamentárias do país.

Os cidadãos podem participar diretamente através de uma plataforma digital. Qualquer pessoa com cadastro no gov.br poderá fazer e eleger propostas para o PPA entre 11 de maio e 10 de julho de 2023.

Deputados
Líder do governo estadual na Casa Tavares Bastos, o deputado Silvio Camelo lembrou que o documento do planejamento de tudo o que será executado nos próximos 4 anos será enviado para apreciação dos parlamentares. "O texto será discutido nas esferas estaduais e federais, através dos ministros do governo Lula, que estão aqui participando dessa elaboração, o que vai facilitar, pois após o planejamento faremos votação da lei e garantiremos a implementação do que foi planejado".

O parlamentar reforça que, por se tratar de um planejamento dos próximos 4 anos, esse evento é de grande importância. "Estamos colaborando plenamente com o governo federal e também com a população. Nunca aconteceu isso antes, e a nossa bancada federal, através do senador Renan e do ministro Renan, é muito importante para toda a articulação", concluiu Camelo.

Lelo Maia falou em um PPA "mais humanizado" devido à "presença dos ministros, do governador, deputados, prefeitos, um PPA participativo que ouve a sociedade organizada e ouve os prefeitos". Maia afirmou que, por causa disso, quando o documento chegar à casa legislativa, será apreciado de forma diferente. "Com essa visão humanizada, a casa terá um cuidado especial."

Gratamente surpreso, Doutor Wanderley disse que o encontro foi positivo. "Pela primeira vez, estou vendo o governo federal, o poder central, se dirigir tão próximo das pessoas", relatou o médico. "As pessoas não moram na instituição Brasil, elas moram nos estados e nos municípios. E quando eles vêm aqui buscar informações para formular um plano de desenvolvimento, estão lidando com a realidade, não é algo meramente técnico e autoritário", completou o parlamentar, reconhecendo a importância do conhecimento técnico, mas afirmando que a verdadeira sabedoria está próxima do mundo real. "São as pessoas que têm suas necessidades, e em um país como o nosso, um país desigual com muitas necessidades regionais, acredito que este PPA seja um avanço significativo", encerrou o parlamentar,.

O deputado Inácio Loiola deu um exemplo mais pessoal: "Fui prefeito por três vezes e, já em meu primeiro governo, adotei essa política de orçamento participativo", afirmou o parlamentar, que foi prefeito de Piranhas em 1989. "Essa experiência que estou vivenciando já coloquei em prática, pois não acredito em um governo sem a participação do povo", concluiu Loiola, afirmando que é o próprio povo que sabe o que é melhor para si e que o governo deveria sempre ouvi-lo para colocar os pleitos em prática.