Parlamentares vão apreciar projeto de implantação da Política de Prevenção e Combate Câncer Infanto-juvenil no Estado

por Comunicação/ALE publicado 16/07/2019 10h58, última modificação 16/07/2019 10h58

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que dispõe sobre a implantação da Política Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Infanto-juvenil e dá outras providências. Essa política, segundo a proposição, será planejada, visando conscientizar o público-alvo sobre o câncer infanto-juvenil, de modo a alertar sobre os riscos da doença e estimular a realização de exames periódicos.

O projeto obriga a realização de mutirões médicos periódicos, em locais públicos e abertos à população, contando com profissionais de saúde, que realizarão exames de sangue gratuito e específico para a detecção de leucemia em crianças e jovens, com idade entre 1 e 18 anos.

Para o alcance do maior número possível de cidadãos, o projeto de lei autoriza, preferencialmente, a veiculação de variados artigos publicitários, com propagandas televisivas, anúncios de jornais, distribuição de folders, bem como a organização de palestras e eventos educativos nas escolas estaduais e a ocupação de espaços de prédios públicos com material da campanha.

“O grande problema do câncer infanto-juvenil é a sua identificação em tempo oportuno. Isso porque os sintomas são, na grande maioria das vezes, semelhantes aos de outras doenças infantis, o que faz com que pais e médicos com pouca experiência atestem um quadro diverso, erroneamente, reduzindo as chances de recuperação”, afirmou Galba Novaes.