Parlamento concede títulos e comendas a personalidades que contribuíram para a educação e a história de Alagoas
A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira, 29, uma sessão solene para a entrega de títulos de cidadãos honorários de Alagoas, além da Comenda Tavares Bastos e da Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros a quatro personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade está marcada para as 10 horas, no plenário da Casa. A proposta é de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que compõem o Poder Legislativo.
Os homenageados serão o professor de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Guedes Gomes, que receberá o título de cidadão honorário, em reconhecimento à sua contribuição na formação de profissionais e pesquisadores em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico, educacional e científico de Alagoas. O professor Gian Carlo de Melo Silva, natural de Pernambuco, também receberá o título de cidadão alagoano, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a pesquisa histórica e à sua atuação destacada como educador, pesquisador e líder acadêmico, especialmente no campo da História do Brasil Colonial e Imperial, com ênfase na história da escravidão e das mestiçagens no Nordeste.
Comendas
A professora doutora Josefa Eliana Souza será agraciada com a Comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento alagoano, pelos relevantes serviços prestados ao Estado na pesquisa sobre a história da educação, em especial sobre a trajetória de Aureliano Tavares Bastos. Na sequência, o professor José Vieira da Cruz será homenageado com a Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros, por seu destaque na área da educação.