Ministra Cida Gonçalves é recepcionada por parlamentares na Assembleia Legislativa

por Comunicação/ALE publicado 29/08/2023 17h10, última modificação 29/08/2023 17h10

A Assembleia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 29, a visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Foro. Elas foram recepcionadas pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e pelas deputadas Fátima Canuto (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Gabi Gonçalves (PP) e Rose Davino (PP), além dos deputados Bruno Toledo (MDB), Breno Albuquerque (MDB) e Lelo Maia (União Brasil), que reforçaram a importância da boa relação entre as instituições. A ministra recebeu duas peças de artesanato de barro do Santo Cruzeiro, da cidade de Pilar, além de livros sobre a história de Lili Lages – primeira deputada mulher de Alagoas; sobre a história de Tavares Bastos – o patrono da Assembleia Legislativa. Ela ainda saiu de posse das edições do Catálogo do Parlamento de Alagoas, do Memória Legislativa e do Terra das Alagôas – todos lançados pelo Parlamento estadual.

Cida Gonçalves cumpre agenda nesta terça e quarta-feira em Alagoas, onde assina o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica para construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira, entre outros termos de cooperação entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e demais secretarias estaduais. Ela também participou hoje pela manhã da abertura do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres, que acontece na cidade de Maceió. “Estamos cumprindo uma agenda extensa e aproveitamos para fazer uma visita à Assembleia Legislativa, considerando que temos uma bancada feminina atuante na defesa dos direitos da mulher. Viemos também solicitar a realização de uma audiência pública para discutir a misoginia e o ódio contra as mulheres em nosso País”, disse.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, destacou os projetos da pasta em parceria com o Governo Federal. “A tendência é sempre melhorar, já que o governador Paulo Dantas tem um olhar diferenciado para toda a população vulnerável. Alagoas terá três Casas da Mulher Brasileira, trazidas pela ministra Cida Gonçalves. Uma no Benedito Bentes, outra na cidade de Santana do Ipanema, que irá abranger o Sertão, e a terceira iremos discutir o local com o governador Paulo Dantas. Quero também agradecer a recepção do presidente Marcelo Victor e da bancada feminina, que engrandece a visita da ministra em nosso Estado”, afirmou.

A presidente da Comissão de Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher, deputada Rose Davino, aproveitou a presença da ministra para falar dos projetos que tramitam na Casa em defesa da mulher. “Vamos encampar a ideia da ministra Cida Gonçalves de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a misoginia, além de uma marcha em defesa da mulher, que será realizada em todo o País".

Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, integrando, em um mesmo espaço, os principais serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. São eles: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A ação faz parte do programa "Mulher: Viver sem Violência", instituído pelo Decreto nº 11.431/2023 e coordenado pelo Ministério das Mulheres.