Parlamento recebe mensagem governamental e documento é lido em plenário

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2023 17h56, última modificação 15/02/2023 17h56

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB), recebeu nesta terça-feira, 15, em seu gabinete, das mãos do governador Paulo Dantas, a mensagem governamental contendo os resultados apresentados pelo Governo de Alagoas em 2022 e as principais ações previstas para 2023 e os anos seguintes. De acordo com ele, seu governo estará baseado no tripé: Saúde, Educação e Segurança. Estavam presentes vários deputados que compõem o Parlamento e os desembargadores Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Ferrario e Ivan Vasconcelos. A mensagem foi lida no plenário pelo 1º secretário da Casa, deputado Francisco Tenório (PP).

Na mensagem, o governador inicia falando sobre a saúde em Alagoas. “Inauguramos dois hospitais: o da Criança, ainda no final da gestão Renan Filho, e o do Coração Professor Adib Jatene, já na minha gestão. O Hospital da Criança foi um investimento de R$ 19 milhões, que garantiu 64 leitos exclusivos para atendimento pediátrico. Já o Hospital do Coração foi um investimento de R$ 57 milhões, que proporcionou aos alagoanos mais 52 leitos, possibilitando a realização de mais de 3 mil procedimentos cardiológicos em apenas seis meses”.

O governador também falou da inauguração da UPA da Chã da Jaqueira, em Maceió, que é a sétima da capital e a 10ª em todo o Estado. “As 10 UPAs hoje fazem cerca de 30 mil atendimentos todos os meses. O Governo de Alagoas ainda entregou a Clínica da Família João Fireman, no Jacintinho, abriu a maternidade do Hospital do Norte, em Porto Calvo, com 27 leitos, e promoveu a Maratona de Exames e Cirurgias com quase 10 mil procedimentos realizados em seis meses. Um investimento para evitar filas no HGE e no Hospital Metropolitano e garantir que não percamos nenhuma vida por falta de atendimento médico”.

Educação
Na área educacional o governador destacou o Programa Professor Mentor, que remunera professores para desenvolver estratégias com foco na redução do déficit de aprendizagem e da evasão, incentivo à pesquisa e construção de projeto de vida para os jovens. “Também obtivemos bons resultados no Censo Escolar 2022, divulgado já agora em fevereiro pelo Ministério da Educação. Alagoas foi o 6° colocado no Brasil com mais alunos matriculados em escolas de tempo integral no ensino fundamental e o 9° com mais alunos do ensino médio. O ensino integral é muito importante para o desenvolvimento completo de um ser humano desde os primeiros anos de vida. Hoje temos 30 mil alunos matriculados nas 116 escolas da rede estadual dessa modalidade”.

Na pasta da Assistência Social, foi botado em relevância o programa Criança Alagoana (CRIA), com projetos direcionados à primeira infância. “Em 2022, foram inauguradas 26 Creches CRIA, 22 só na minha gestão. Com as três entregues este ano, já chegamos a 29 equipamentos. Esse programa, idealizado ainda na gestão Renan Filho, tem todo meu carinho e compromisso, por permitir ao Estado dar suporte aos municípios no desenvolvimento da Primeira Infância. Para os próximos anos, temos 48 creches em construção, sete prontas para serem iniciadas e outras 120 em licitação. Nossa meta é entregar 200 creches até 2024”.

Os investimentos em Segurança Pública também foram enumerados, com a aquisição de veículos, coletes e armas. “No meu governo inauguramos mais 11 Centros Integrados de Segurança Pública, contribuindo decisivamente para uma das estratégias de maior sucesso em nosso Estado. E ainda posso destacar que entregamos uma Delegacia de Combate aos Crimes contra os Vulneráveis e uma Delegacia da Mulher 24 horas, para o melhor atendimento das vítimas de violência – que também são protegidas pela Patrulha Maria da Penha”.

O governador apontou ainda que os números demonstram que hoje Alagoas não é o Estado mais violento do País. Das 30 cidades mais violentas do Brasil, nenhuma delas está em Alagoas. “Vamos nomear mais servidores da segurança. Já autorizei a convocação dos cerca de 1.300 candidatos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso público de 2022. Com o anúncio, todos os aprovados iniciam o curso de formação para soldados combatentes e oficiais em abril. Ainda iremos concluir os concursos para delegado, agente e escrivão da Polícia Civil e Polícia Científica”.