Parlamento rende homenagens ao Dia Internacional da Mulher

por Comunicação/ALE publicado 08/03/2016 18h00, última modificação 08/03/2016 18h07

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB) abriu a sessão ordinária desta terça-feira, 8, saudando a todas as mulheres pela passagem do seu dia. Dantas aproveitou o momento para enaltecer a memória da médica Maria José Salgado Lages, Lily Lages, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Casa de Tavares Bastos, em 1934. “Ao lembrar de Lily Lages, presto assim uma homenagem a todas as mulheres alagoanas. Parabéns às mulheres da nossa terra. Sua história em defesa dos direitos sociais honra a trajetória do Poder Legislativo e deve ser sempre objeto de orgulho do Estado", declarou Dantas.

Em seguida, a deputada Jó Pereira (DEM), em pronunciamento na tribuna da Casa, também parabenizou as mulheres alagoanas pelo Dia Internacional da Mulher e convidou a todos para, no próximo dia 11, participarem da audiência pública que tem como tema “Mais mulheres na política – a reforma que o Brasil precisa”. “Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, sem deixarmos de pontuar que avanços e conquistas já aconteceram, mas precisamos avançar muito mais. Temos muito o que conquistar. Principalmente no que se refere a participação feminina na política em Alagoas e no Brasil”, disse a parlamentar.

Os deputados Gilvan Barros Filho (PSDB), Inácio Loiola (PSB), Rodrigo Cunha (PSDB), Bruno Toledo (PSDB), Tarcizo Freire (PSD) e Galba Novaes (PDT) também renderam homenagens às mulheres alagoanas. “O Dia Internacional da Mulher é um movimento que teve início final do século dezenove, principalmente nos Estados Unidos e Europa. e que tinha como objetivo as melhorias de vida, de trabalho e o direito ao voto”, contou Loiola, avaliando que nos últimos 30 anos houve um reconhecimento da importância da mulher em todas as áreas em todo o mundo.

“Gostaria de saudar a todas as mulheres neste dia 8 de março, e em especial falar da presença feminina no cenário político brasileiro e alagoano. Em nome da deputada Jó Pereira que abrilhanta esse Parlamento, quero parabenizar a todas as mulheres que militam na política do Estado”, destacou o deputado Bruno Toledo.

Para o deputado Tarcizo Freire a data suscita uma maior reflexão e disse que é chegada a hora de a humanidade corrigir as injustiças praticadas contra o sexo feminino.

Já o deputado Galba Novaes usou a tribuna da Casa, para informar que protocolou um projeto de lei instituindo o Dia da Mulher Empreendedora. A matéria tem como objetivo homenagear a mulher, que mesmo enfrentando resistência e preconceitos, vem quebrando barreiras e se lançando cada vez mais no mercado de trabalho. “É muito importante que tenhamos esse dia para mostrar a importância da mulher no mercado de trabalho”, observou Novaes. “Desejo a todas que prossigam nessa caminhada que não é fácil e que continuem sendo essa figura importante nas nossas vidas”, completou Novaes.