Passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é destaque em plenário

por Comunicação/ALE publicado 21/09/2021 13h20, última modificação 21/09/2021 13h26

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira, 21, foi o tema de pronunciamento dos deputados Cabo Bebeto (PTC) e Galba Novaes (MDB). A dat foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. 

O deputado Cabo Bebeto destacou a importância deste dia e parabenizou as pessoas que enfrentam dificuldades com a cabeça erguida. “O Estado tem como papel dar as condições necessárias para o desenvolvimento dessas pessaos. A maior discriminação que pode acontecer é a falta de inserção e de igualdade de condições”, destacou. 

O deputado Galba Novaes informou que a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), que está completando 40 anos, irá realizar num shopping da capital um bate-papo com a presença dos atletas paralímpicos Luís André (natação), Renato Lourenço (basquete em cadeira de rodas) e Sônia Gouveia (atletismo). O deputado lembrou que sempre atuou na defesa das políticas em prol da pessoa com deficiência. “Conseguimos junto ao Governo do Estado uma ambulância para a Adefal, além de emendas impositivas para desenvolvimento das atividades daquela instituição. Isso mostra nosso compromisso com a política de inclusão em nosso Estado”, concluiu.