Paulo Dantas destaca importância do PLOA 2022 e diz que "orçamento precisa ter a digital de todos"

por Comunicação/ALE publicado 23/09/2021 13h50, última modificação 23/09/2021 17h48

A importância da tramitação do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício financeiro de 2022 e a participação da sociedade na construção da peça orçamentária foram temas do pronunciamento do deputado Paulo Dantas (MDB) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 23. Ele destacou os avanços e os programas de infraestrutura desenvolvidos pelo Governo do Estado, com a participação do Poder Legislativo, no entanto, observa que o “Orçamento precisa ter a digital de todos”. Dantas apontou ainda que apesar de todos esforços é imprescindível fazer mais pelos que vivem na extrema pobreza, priorizando maior investimento na área social. “Por essa razão, tenho a convicção de que o desenvolvimento econômico de Alagoas precisa caminhar junto com o social. O nosso grande desafio é mantermos os investimentos em infraestrutura, mas também ampliar o que é destinado à área social, para diminuir o débito que temos com a sociedade alagoana”, declarou o parlamentar.

De acordo com Paulo Dantas, Alagoas é um Estado onde cerca de 20% da população vive na extrema pobreza, 17% são analfabetos e 18% dos alagoanos estão desempregados. “Tenho certeza de que vamos utilizar o Orçamento para construir essas ações ouvindo a sociedade com paciência”, prosseguiu Paulo Dantas, ressaltando a importância do diálogo e a participação da sociedade civil organizada na construção da peça orçamentária. “Temos que escutar quem está na ponta: os prefeitos, os vereadores, a dona de casa, o servidor público e o produtor rural. Um orçamento que tenha a digital de todos”, reforçou Dantas, lembrando que o PLOA é o projeto mais importante a ser analisado e deliberado pelo Parlamento alagoano neste segundo semestre. A matéria já se encontra na Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento da Casa, onde tramitará por dez sessões ordinárias para recebimento de emendas dos parlamentares.

Os deputados Ronaldo Medeiros (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Bruno Toledo (PROS), Gilvan Barros Filho (PSD), Dudu Ronalsa (PSDB), Silvio Camelo (PV) e a deputada Jó Pereira (MDB) também se posicionaram sobre o tema. Todos parabenizaram o colega de plenário pela escolha. “Tenho certeza de que vamos votar esse Orçamento escutando o povo, o que vai se reverter em vários benefícios, principalmente para aquelas pessoas que mais necessitam dos serviços”, declarou Ronaldo Medeiros. Em seguida, o deputado Ricardo Nezinho disse que é muito importante a discussão, tendo em vista que o Orçamento é uma das matérias mais importantes que o Governo envia ao Parlamento. “É salutar que a sociedade organizada e o cidadão mais simples saibam que aqui as portas estão abertas”, disse Nezinho, referindo-se às audiências públicas para debater o PLOA.

De acordo com o deputado Bruno Toledo, as análises feitas pelo deputado Paulo Dantas foram precisas. “O protagonismo que o Legislativo sempre teve é com o desenvolvimento de Alagoas. Deputado Paulo fez uma justa reflexão, não se pode comemorar nenhum tipo de investimento esquecendo do papel fundamental que esse Poder tem, que é de dar dignidade, segurança e amparo social a quem precisa”, observou Toledo. Já o deputado Gilvan Barros Filho disse que está à inteira disposição, como presidente da Comissão de Orçamento, para ouvir toda a sociedade. “Principalmente aquelas pessoas que mais precisam”, completou Barros Filho.