Projeto de Lei propõe implementação de educação bilíngue em Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 20/10/2021 12h55, última modificação 20/10/2021 12h55

Pensando em levar representatividade e igualdade para as pessoas surdas em Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) apresentou o projeto de lei nº 694/2021, que propõe a educação bilíngue no Estado. A matéria defende a disponibilização de escolas especializadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, atendendo os critérios linguísticos, tendo início no primeiro ano da vida escolar.

Essa estrutura pode ser implementada dentro de escolas já existentes na rede estadual de ensino, como também pode-se ser criado um centro educacional, ambos com pessoal especializado, desenvolvendo currículos, métodos, formação e programas específicos, incluindo conteúdos culturais.

“Alagoas possui mais de 140 mil pessoas surdas e queremos garantir que aqueles que são estudantes tenham acesso à informação, conhecimento técnicos e científicos. Isso também é uma forma de desenvolver a consciência da importância da escrita e da leitura nas crianças, além dela crescer em um ambiente que se identifique e que a integre”, defende o deputado Ronaldo Medeiros.

Com a aprovação da Lei, o Poder Executivo regulamentará como funcionará a educação bilíngue, a partir do desenvolvimento de programas integrados e pesquisas que fortaleçam as práticas socioculturais dos surdos e das libras, manter profissionais qualificados, desenvolver a grade curricular e elaborar material didático.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.