Projeto de Ronaldo Medeiros quer que empresas adquiram alimentos da agricultura familiar

por Comunicação/ALE publicado 04/04/2023 15h50, última modificação 04/04/2023 15h48

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) anunciou na tarde desta terça-feira, 4, que protocolou um projeto de lei para que empresas instaladas em Alagoas adquiram pelo menos 30% de alimentos produzidos na agricultura familiar alagoana. "A agricultura familiar é uma das atividades mais nobres e acredito que podemos alavancar tanto este setor econômico como a qualidade de vida em Alagoas", disse o parlamentar, defendendo que ações públicas precisam possibilitar, promover e incentivar o sustento deste segmento.

O projeto de lei já protocolado adapta, segundo o deputado, a lei federal que normatiza 30% da merenda escolar oriunda da agricultura familiar, para a realidade das empresas e indústrias instaladas em Alagoas "O Governo já oferece incentivos para a chegada de empresas, com incentivos fiscais. Com esse projeto podemos fazer com que os hotéis e restaurantes, instalados no território alagoano, ou qualquer empresa que em suas atividades forneçam alimentação, também obtenham uma parcela da produtos oriundos da agricultura familiar", explanou Medeiros.

O deputado defende que com essa iniciativa o homem e mulher do campo terão melhor qualidade de vida, pois garantiriam sempre uma venda de sua produção. "Em Maceió houve um crescimento populacional desordenado, já que o homem do campo abandonou a agricultura. Hoje mesmo vemos que não há sucessão rural, pois os filhos de produtores vêm até às cidades em busca de emprego, pois não tiveram incentivos como agricultores familiares", concluiu o deputado.

Ronaldo Medeiros finalizou defendendo a aprovação de seu projeto nas comissões da Casa e em votação no plenário, e que planeja para o mês de maio uma sessão especial para debater sobre a agricultura familiar em Alagoas.