Projetos de resolução criam novas comendas no Legislativo

por Comunicação/ALE publicado 10/05/2023 18h30, última modificação 11/05/2023 15h15

Tramitam na Casa quatro projetos de resolução criando comendas para homenagear artistas da música, das artes plásticas, atletas mulheres e os profissionais da área da Medicina. Essas e outras 16 matérias constantes na pauta da ordem do dia foram apreciadas e deliberadas pelos parlamentares durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10. Dos quatro projetos de resolução, três são de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil): o de nº 01/2023, que cria a comenda do mérito das artes plásticas Hércules Mendes; o de nº 02/2023, que cria a comenda do mérito das atletas mulheres Marta Vieira da Silva; de nº 04/2023, que cria a comenda do mérito artístico musical Djavan. O quarto projeto é o de nº 05/2023, de autoria da deputada Rose Davino (PP), que institui a comenda Dr. Ib Gatto Falcão.

Homenageados
Hércules Mendes era cartunista, economista e artista plástico. Alagoano de nascimento, Hércules Mendes tinha 78 anos quando faleceu em 16 de novembro de 2016.

Marta Vieira da Silva, a rainha Marta, é alagoana da cidade de Dois Riachos. Jogadora de futebol reconhecida internacionalmente, sendo escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, cinco de forma consecutiva. É embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres.

Djavan Caetano Viana é cantor e compositor. Nasceu em Maceió-AL, em 27 de janeiro de 1947. Aos 74 anos de idade, Djavan mescla inúmeros estilos, entre eles o jazz, o blues, o samba e a música flamenca, com grande influência da música regional nordestina.

Ib Gatto Falcão foi médico, secretário de Estado, professor e jornalista. Formado na Faculdade de Medicina da Bahia, Ib Gatto nasceu em Maceió no dia 20 de março de 1914 e faleceu aos 94 anos, no dia 23 dezembro de 2008.

Acompanhe os demais processos apreciados pelo plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

Matérias votadas em 1º turno:

Projeto de resolução nº 03/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que concede ao senhor Francisco Malaquias de Almeida Junior a Medalha de Cidadão Benemérito Pontes de Miranda.

Projeto de lei ordinária nº 124/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o "Dia Estadual do Luto pelas Famílias Vítimas de Violência Doméstica e Familiar".

Projeto de lei ordinária nº 259/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), que dispõe sobre a denominação da nova creche do distrito Gulandim, situado no município de Teotônio Vilela.

Matérias discutidas em turno único:

Indicação nº 40/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado que apresente projeto de lei que disponha sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores públicos civis estaduais e militares que tenham filho, enteado ou pessoa sob guarda com até 6 anos de idade.

Indicação nº 134/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Prevenção à Violência que seja instalado o programa Ronda do Bairro, no Rio Novo, na cidade de Maceió.

Indicação nº 142/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando ao Governo do Estado a realização de obras de asfaltamento e pavimentação no povoado Prosperidade, na cidade de Penedo.

Indicação nº 146/2023, de autoria do deputado Breno Albuquerque (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde a renovação a frota do SAMU de Arapiraca.