Renan Filho destaca parceria com o Legislativo durante seu governo

por Comunicação/ALE publicado 15/02/2022 13h44, última modificação 15/02/2022 13h44

Na abertura dos trabalhos da 4ª sessão legislativa da 19ª legislatura, o governador Renan Filho fez um balanço das ações do Executivo no ano de 2021, sobretudo nas áreas da segurança pública, saúde e educação. Ele destacou e agradeceu a parceria com o Poder Legislativo nas conquistas do Estado, e pregou a necessidade de vacinação para combater a pandemia do coronavírus (Covid-19). “A Assembleia Legislativa foi, sem dúvida, uma grande parceira das realizações que o Poder Executivo entregou ao povo alagoano ao longo dos últimos anos”, declarou o governador, lembrando que no início de seu primeiro mandato encaminhou ao Parlamento projetos para reformas administrativas, estruturantes e tributárias, que resultaram, segundo Renan Filho, no equilíbrio fiscal.

“Se hoje Alagoas é o Estado que mais investe com seus próprios recursos é porque houve a sobriedade, a articulação política e o trabalho técnico do ponto de vista de soluções administrativas necessárias para que alcançássemos esse patamar”, destacou Renan Filho. “Em 2021, a pequenina Alagoas se agigantou. Transformou-se, pela primeira vez no século XXI, no Estado que mais investiu recursos públicos no Brasil. É a demonstração clara de que o equilíbrio fiscal que buscamos foi alcançado. Investir significa nada mais do que atender aos anseios da população”, acrescentou.

Renan Filho contou ainda que no relatório encaminhado ao Parlamento alagoano fez questão de relacionar tudo que foi entregue ao Estado ao longo de 2021. Na sequência, apresentou dados que considerou relevantes, citando como exemplo os investimentos em tecnologia, equipamentos, concursos públicos e melhoria da infraestrutura da Secretaria de Segurança Pública, que reduziram os índices de violência no Estado.

Na área da Educação, Renan Filho classificou o ano de 2021 como sendo um dos mais difíceis para o setor, com as escolas sem aulas presenciais devido as restrições impostas pela pandemia. “A grande questão era como faríamos para os alunos voltarem para a sala de aula. Valorizamos os servidores, implantamos uma agenda legislativa, que teve como relator o deputado Paulo Dantas (MDB), e a Assembleia aprovou celeremente o Cartão Escola 10”, agradeceu o governador, anunciando que, com o apoio do Legislativo, Alagoas está sendo o Estado que mais aumentou o número de matriculados na rede estadual de ensino. “Esta Casa debateu a matéria em tempo recorde, melhorando-a. Nós a implantamos e ela está rendendo bons frutos”.