Renata Calheiros é eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado

por Comunicação/ALE publicado 15/12/2022 17h52, última modificação 15/12/2022 17h52

Com 22 votos, a administradora Renata Pires Pereira Calheiros foi eleita para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, durante a sessão desta quinta-feira, 15. A votação foi secreta e, dos 24 deputados presentes, dois votaram na advogada Kézia Sayonara Franco Rodrigues. Os outros quatro candidatos: Fábio José Correia Leal Costa, Basile Georges Campos Christopoulos, Flávio Gilberto Farias dos Santos e Lisângela Maria Rubik da Silva não obtiveram votos. A sessão foi comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.

Renata Calheiros, que vai ocupar a vaga deixada pela aposentadoria voluntária de Cícero Amélio da Silva, agradeceu os votos recebidos e destacou a transparência do processo desta eleição. “Parabenizo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, pela condução transparente e democrática desta seleção tão fundamental para este imprescindível órgão de controle, que é o Tribunal de Contas de Alagoas, onde se garante a transparência da gestão pública no nosso Estado e a eficiência dos gastos e das políticas governamentais”, destaca Renata Calheiros.

O conselheiro do Tribunal de Contas é responsável pela fiscalização da probidade dos agentes públicos que manipulam dinheiro e bens públicos. Além disso, é necessário ter idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; e mais de dez anos de exercício de função pública ou efetiva atividade profissional que exija conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

Currículo de Renata Pires Pereira Calheiros:
- Formada em Administração pela Universidade de Brasília;
- Coordenadora Geral do Programa Criança Alagoana – CRIA do Governo do Estado de Alagoas - 2015 a 2022;
- Coordenadora Geral do Programa Alagoas Feita à Mão do Governo do Estado de Alagoas - 2015 a 2022;
- Coordenação de ações sociais e culturais da Prefeitura Municipal de Murici - 2005 a 2010;
- Técnica concursada da Caixa Econômica Federal - 2001 a 2020;
- Analista na Superintendência Nacional de Informações e Pesquisa;
- Analista na Superintendência Nacional de Marketing e Relações Institucionais.