Rodrigo Cunha repercute inspeção do MPE em novos leitos da Maternidade Santa Mônica

por Comunicação/ALE publicado 08/03/2018 17h31, última modificação 08/03/2018 17h31

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) repercutiu, durante a sessão desta quinta-feira, 8, a informação de que Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal inspecionaram, na manhã de hoje, a Maternidade Santa Mônica, em Maceió, e constataram que os 26 novos leitos recém inaugurados não estão em condições de funcionamento.

Em seu pronunciamento o deputado destacou a gravidade do assunto e disse que os dois ministérios públicos, através da promotora de justiça Micheline Tenório e pela procuradora da república Roberta Bomfim, foram obrigados a ingressar com uma ação, depois de exaurir todas as tentativas juntos ao Governo do Estado para colocar para funcionar os leitos inaugurados há três anos. “O Governo com uma insensibilidade total, reinaugura estes 26 leitos sem a mínima condição. Os ministérios foram fazer seu dever de ofício que é a fiscalização e saíram de lá com essa triste realidade”, disse.

Segundo Cunha, os Ministérios Públicos vão estudar as novas medidas que serão adotadas, podendo, inclusive, pedir novo bloqueio de recursos na conta do Estado. “Fato lamentável. Imagine uma mulher, em trabalho de parto, se deparar com uma situação desta. Minha fala é para colaborar. Não posso fechar os olhos para essa situação e, por fim, peço o bom senso do Governo do Estado para que coloque de fato estes leitos para funcionarem”, concluiu.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) disse que uma notícia desta, no Dia Internacional da Mulher, só demonstra que se está muito longe de garantia dos direitos das mulheres. “Estamos falando da única maternidade de alta complexidade para gestantes que atende todo o Estado de Alagoas. São 26 leitos que salvariam vidas e hoje foi constatado pelos ministérios que não tem condições de funcionamento. Faço um apelo ao Governo do Estado para que tome as devidas providências para que estes leitos funcionem adequadamente”, disse.