Ronaldo Medeiros critica ação da Braskem impedindo manifestações

por Comunicação/ALE publicado 07/12/2021 14h27, última modificação 07/12/2021 14h27

Recorrente no plenário da Casa, a situação dos moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem foi tema do pronunciamento do deputado Ronaldo Medeiros (MDB) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7. Desta vez o parlamentar criticou a postura da mineradora, que ingressou com ações na Justiça processando algumas pessoas, incluindo o próprio deputado, por participar do protesto realizado na última sexta-feira, 3, na porta da Braskem. “Fui incluído como réu por denunciar a empresa e defender os moradores. Como parlamentar jamais ficaria em silêncio e continuarei a denunciar!”, disse Ronaldo Medeiros, que participou do ato em companhia do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT).

“A empresa entra na Justiça alegando um monte de mentiras. Está distribuindo R$ 6 bilhões de lucros com os acionistas, mas não está indenizando grande parte dos moradores do Pinheiro e, quando propõe as indenizações, são valores bem menores do que os devidos”, acusou Ronaldo Medeiros, lembrando que as vítimas da Braskem estão passando por vários problemas financeiros, sociais, psicológicos e de saúde por terem perdido suas residências e seus empreendimentos. “A Braskem entrou na Justiça alegando que, com o protesto, ninguém conseguia sair da empresa, assim colocando em risco a vida dos funcionários. Ninguém é contra funcionário. A democracia existe e permite que pessoas falem em protestos desde que não atinja a moral e a honra de ninguém”, argumentou o parlamentar.

O pronunciamento foi aparteado pelo deputado Dudu Ronalsa (PSDB) e pela deputada Jó Pereira (MDB). Ambos foram solidários a Ronaldo Medeiros e o parabenizaram pela postura. Ronalsa contou que está recebendo reclamações de algumas pessoas de que até as manifestações estão sendo proibidas na frente da Braskem. “Quem organizou a manifestação agora está sendo notificado, a empresa está entrando com processo para que as pessoas não se manifestem. Isso é um absurdo!”, disse Ronalsa. Na sequência, a deputada Jó Pereira observou que a Assembleia Legislativa tem dado voz aos moradores do Pinheiro e dos demais bairros atingidos pelo afundamento do solo provocado pela extração do sal-gema - inclusive com a realização de audiência pública promovida pelo deputado Galba Novaes (MDB) - e que ela, por meio da Comissão de Educação da Casa, tem enfatizado os prejuízos ocasionados pela mineradora aos equipamentos de educação.

“Gostaria de chamar a atenção das demais comissões temáticas desta Casa. Precisamos, além de dar apoio aos moradores, lembrar que existe um acordo com a Defensoria Pública, com os ministérios públicos, mas um acordo que contempla direitos difusos e coletivos. Os moradores que não se sentirem contemplados com esses acordos precisam ser ouvidos, não podem ser silenciados”, destacou, ressaltando que os moradores têm no Judiciário uma caixa de ressonância dessa insatisfação.

parabens
parabens disse:
10/12/2021 10h21
parabens deputado
Comentários foram desativados.