Ronaldo Medeiros lembra passagem do Dia do Idoso

por Comunicação/ALE publicado 01/10/2015 17h14, última modificação 01/10/2015 17h14

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), usou a tribuna, nesta quinta-feira, 1º dia de outubro, para comemorar a passagem do Dia do Idoso. O parlamentar destacou a importância do Estatuto do Idoso, sancionado em 2003 e lembrou que existem leis estaduais, de sua autoria, que beneficiam os idosos, além de um projeto de lei que tramita nas comissões técnicas.

O deputado apresentou dados do IBGE apontando que, nos próximos 15 anos, a população de idosos será de três milhões e meio de habitantes, somando 50,83% da população do estado que estará com mais de 65 anos de idade. O crescimento nacional também é grande, a população atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século.

“Em consequência da idade avançada e da ociosidade, essas pessoas sofrem frustrações, perdas progressivas, abandono, isolamento social e a dificuldade de reengajamento da atividade produtiva, por isso, é muito comum desenvolverem enfermidades mentais, como depressão, que infelizmente, afeta um em cada seis pacientes idosos que procuram ajuda médica, desencadeando ou piorando outros quadros patológicos”, afirmou Medeiros.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado disse que, nos últimos anos, lecionou para uma turma de Agentes Sociais da Facima e o que mais o chamou atenção é que só alunos com mais de 50 anos podiam ser matriculados. “Essa iniciativa, pioneira em Alagoas, coloca agentes sociais da Melhor Idade no mercado de trabalho aptos a desenvolver a ação comunitária e a assistência social dentro de três linhas: o Governo, o terceiro setor e a sociedade. Mais turmas estão em andamento e esses agentes atuarão nas comunidades, ajudando os que mais necessitam”, informou.

Ronaldo Medeiros disse que conversou com alguns formandos. “Eles relataram que esse retorno à sala de aula e ao mercado de trabalho transformou a vida deles, alguns tinham problemas de saúde, se sentiam inúteis e dependentes de outros familiares. Hoje, fazem um trabalho assistencial nas comunidades de Alagoas, ajudando carentes”, confirmou.

Por fim, o deputado falou da importância do Estatuto do Idoso e de leis de sua autoria que beneficiam os idosos. “O estatuto foi o começo de grandes vitórias que beneficiam idoso de todo o país. Em Alagoa, temos duas leis de minha autoria: a que assegura a gratuidade no transporte intermunicipal no Estado, para idosos acima de 60 anos e a lei que institui o selo de empresa amiga da terceira idade, para quem contribui para a assistência, inserção social e melhoria da qualidade de vida. Atualmente temos um projeto tramitando na Casa, que também beneficia os idosos. Ele estabelece princípios e parâmetros técnicos para adequação da estrutura física de hospitais, clinicas e demais estabelecimentos hospitalares nas redes de saúde pública e privada de Alagoas’, concluiu.

Em aparte, o deputado Léo Loureiro (PPL) parabenizou o líder do Governo pelo pronunciamento e declarou que todos precisam olhar com mais cuidado para os idosos. “O Brasil é o país do mundo onde a população está envelhecendo mais rápido. Isso nos preocupa porque estamos faltando o respeito com os idosos desde a acessibilidade até o mais básicos dos direitos”, afirmou.