Rose Davino anuncia projetos para reforçar proteção a pessoas com deficiência em Alagoas
A deputada Rose Davino (PP) informou ao plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 30, que amanhã irá protocolar dois projetos de lei que têm como objetivo proteger as pessoas com deficiência no Estado. O primeiro deles cria o Fórum Alagoano de Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência. “Para o outro quero convocar uma reunião com a Comissão de Saúde desta Casa, a fim de que possamos criar o Protocolo Estadual de Segurança em clínicas privadas que executam ordem judicial, uma vez que esses estabelecimentos recebem dinheiro público e precisam ser fiscalizadas”, informou a parlamentar.
Ela prosseguiu dizendo que está propondo essas matérias após ter sido procurada em seu gabinete por uma mãe atípica extremamente preocupada com o fato de sua filha, que é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), não verbal, ter sido agredida durante uma sessão de terapia em uma clínica particular, que atende sob ordem judicial. “E um dos órgãos que precisam fiscalizar e ser responsabilizados por esses profissionais é o conselho de classe. Porque se esse profissional atende uma criança em tratamento terapêutico e agride essa criança, precisa ser responsabilizado”, declarou Rose Davino.
Segundo a parlamentar, no último sábado, quando estava em evento promovido pelo Poder Judiciário, no qual foi homenageada com a comenda Orlando Manso, cerca de 200 mães atípicas que prestigiaram a solenidade também se queixavam de situação de agressões enfrentadas pelos seus filhos nessas clínicas. “Os relatos foram terríveis. Por isso, passei o final de semana construindo esses dois projetos”, contou Davino.