Rose Davino cobra tratamento clínico e distribuição de colírios para portadores de glaucoma

por Comunicação/ALE publicado 13/06/2023 18h18, última modificação 13/06/2023 18h18

A deputada Rose Davino (PP) alertou nesta terça-feira, 13, para a falta de tratamento completo para a população portadora de glaucoma, doença que pode levar à cegueira do paciente. "Só em Maceió temos mais de 20 mil pacientes e um contingente maior no interior do Estado, milhares de pessoas que podem perder a visão", alertou a parlamentar.

Davino informou que, em 2019, o Governo do Estado, após entendimento com o Ministério Público Federal (MPF), comprometeu-se em fornecer colírio para o tratamento de glaucoma, mas que cada paciente receberia apenas uma vez, o que não seria suficiente. "Foi uma decisão muito importante na época. Todavia, no entendimento do Ministério da Saúde, é preciso não um, mas três colírios, além de um acompanhamento trimestral. Pacientes estão ficando cegos", ressaltou.

Além disso, a deputada afirma que apenas o medicamento não é suficiente e que os municípios precisam garantir o tratamento clínico das pessoas. "Sem os colírios, eles estão fadados à cegueira. É preciso acompanhamento com médicos oftalmologistas", acrescentou Rose Davino, defendendo não só uma sessão especial para discutir o tema, como também a instalação de Centros de Referência em glaucoma em cada município. "Hoje são poucos os prefeitos que levam portadores de doenças para as clínicas. É necessário que façamos muito mais, porque as pessoas estão ficando cegas. Vamos abraçar essa causa", convocou ela.