Rose Davino destaca pioneirismo de Lily Lages, a primeira deputada estadual alagoana

por Comunicação/ALE publicado 08/03/2023 17h23, última modificação 08/03/2023 17h23

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, e toda a simbologia que essa data representa, foi tema de vários pronunciamentos durante a sessão plenária de hoje. Dentre os quais, o da deputada Rose Davino (PP), que destacou os nomes de Lily Lages, a primeira mulher eleita deputada para a Assembleia Legislativa de Alagoas, e de Edite Miranda, mãe da parlamentar, para homenagear todas as alagoanas. Ela iniciou a fala parabenizando o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, pela criação da Galeria Lily Lages, composta por quadros das deputadas estaduais eleitas no curso da história do Parlamento alagoano.

“Edite Miranda, a minha mãe, que tem Alzheimer, é uma mulher maravilhosa e uma referência como mãe, esposa e avó! Ela dizia: ‘não adianta falar dos seus problemas pra ninguém. Seus problemas são com você e Deus’”, lembrou a deputada, destacando que assim, através dos conselhos de sua mãe, conduziu sua vida. Rose Davino prosseguiu argumentando que hoje se orgulha em fazer parte da bancada feminina do Parlamento e de estar à frente do Mulher Progressistas de Maceió. “Fizemos um trabalho maravilhoso nessa coordenação e me orgulho muito”, disse Rose Davino, parabenizando a todas as mulheres alagoanas pela passagem desse dia especial dedicado a elas.

A deputada citou ainda a reunião ocorrida ontem, para definir a criação da Frente Parlamentar Feminina, composta, além de Rose Davino, pelas deputadas Fátima Canuto (MDB), Cibele Moura (MDB) e Gabi Gonçalves (PP). “Fiquei muito feliz, porque nos reunimos com a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Natália Von Sohsten, e a pauta estava repleta de assuntos ligados a atuação feminina”, observou Rose Davino. “Precisamos ocupar os nossos espaços. E não existe disputa com o homem. O nosso lugar está ali; é só a gente saber se posicionar e ocupá-lo”, completou a deputada.