Rose Davino homenageia mães atípicas e defende mais políticas de inclusão

por Comunicação/ALE publicado 10/03/2026 17h50, última modificação 10/03/2026 18h05

A deputada Rose Davino (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 10, para homenagear as mães atípicas — mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com condições do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista. Durante o pronunciamento, a parlamentar destacou a importância de dar visibilidade à realidade dessas famílias. “Ocupo esta tribuna para dar visibilidade a uma das expressões mais profundas de coragem e amor em nossa sociedade: a luta das mães atípicas”, afirmou.

A deputada lembrou que, nos últimos anos, tem utilizado o mês de março para promover debates sobre a saúde da mulher. Em 2024, o foco foi a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero, além dos impactos psicológicos do diagnóstico oncológico. Já em 2025, a discussão tratou da prevenção de doenças cardiocirculatórias entre mulheres.

Neste ano, segundo ela, a homenagem às mães atípicas representa um reconhecimento necessário. Rose Davino destacou que a rotina dessas mulheres é marcada por consultas médicas, terapias e acompanhamento especializado para o desenvolvimento das crianças. A parlamentar também ressaltou que muitas famílias ainda precisam recorrer à Justiça para garantir direitos já previstos em lei, como acesso a terapias, vagas em escolas inclusivas e profissionais de apoio. Além disso, alertou para o preconceito e a desinformação que ainda cercam o tema.

Ao final, a deputada defendeu que a homenagem vá além do simbolismo. “Que se traduza em políticas públicas eficazes, inclusão verdadeira e acolhimento permanente”, concluiu.