Rose Davino relata audiência que discutiu oferta de serviços de saúde para crianças com TEA

por Comunicação/ALE publicado 16/05/2023 18h58, última modificação 16/05/2023 18h58

A deputada Rose Davino (PP) usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 16, para relatar sua participação, ao lado do deputado Alexandre Ayres (MDB), em uma audiência no Tribunal de Justiça, para discutir a criação de políticas públicas e a oferta de serviços de saúde para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião participaram representantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo municipal e estadual.

“Essa audiência foi importante para mostrar que Estado e Município devem olhar com atenção para as políticas públicas de Saúde, em especial para crianças com TEA. Foi um momento ímpar porque eles reconheceram suas responsabilidades com as crianças e prometeram trabalhar em prol da questão”, destacou Rose Davino.

Na ocasião o Governo do Estado informou que está dando andamento ao projeto de abertura de um centro para atender pessoas com TEA e a Prefeitura de Maceió disse que discutirá com os Centros Especializados em Reabilitação a ampliação do número de vagas para atender crianças.

A audiência foi solicitada pelo Comitê Gestor Estadual da Primeira Infância do Tribunal de Justiça, nos autos de uma ação civil pública que tramita na 28ª Vara Cível da Capital. De acordo com a juíza Fátima Pirauá, titular da unidade judiciária, é grande o número de processos pedindo tratamento para crianças diagnosticadas com TEA.

Dia do Assistente Social
A deputada também parabenizou todos os assistentes sociais pela passagem do seu dia, comemorado em 15 de maio. “São profissionais mais do que necessários para a defesa dos direitos humanos. Deixo aqui minha admiração e meu respeito a estes profissionais”, destacou. A data foi escolhida em virtude do decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe.