Rose Davino solicita ações de prevenção contra eventos climáticos extremos

por Comunicação/ALE publicado 28/02/2023 17h38, última modificação 28/02/2023 17h38

Os eventos climáticos que têm causado tragédias de grandes proporções em várias regiões do Brasil foi tema do pronunciamento da deputada Rose Davino (PP) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28. Por isso, ela solicitou ao Governo de Alagoas que encaminhe projeto com o objetivo de prevenir enchentes e deslizamento de terras causados pelas fortes chuvas. “Essas chuvas de verão têm acontecido progressivamente, cada vez mais. Inclusive foram classificadas como ‘eventos climáticos extremos’. Quer dizer, elas não estão mais sendo vistas como eventos naturais”, observou a deputada.

A parlamentar citou como exemplo o temporal ocorrido no último dia 19, que devastou parte do município de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, matando mais de 60 pessoas e deixando outras 1.815 desabrigadas. “Isso tem acontecido em várias cidades brasileiras. Aconteceu ano passado no Rio de Janeiro, aconteceu em Petrópolis (RJ), em 1988, quando tive o desprazer de assistir a morte de duas pessoas amigas”, destacou Rose, citando ainda os desastres ocorridos em Santa Catarina e na Bahia. "E isso, infelizmente, vai acontecer novamente. Aqui em Alagoas, por exemplo, há 13 anos, vimos dois episódios com o rio Mundaú e as cidades ribeirinhas”, lembrou a parlamentar.

Rose Davino buscou informações sobre um projeto implementado pelo Governo de Alagoas em 2013, que foi de grande relevância para prevenção de desastres provocados pelos temporais de verão. “O Estado criou um projeto com a construção de oito barragens de contenção nas bacias dos rios Canhoto, Paraíba e Mundaú. No ano passado tivemos enchentes, desabamentos e todo mundo se mobilizou à época, mas depois foi deixado para trás”, cobrou a parlamentar.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) colaborou com o pronunciamento dizendo que, no entendimento dele, a ciência do século será a Ecologia. “O grande problema que o mundo enfrenta hoje são os desmandos com o meio ambiente”, disse o parlamentar, acrescentando que quando se mexe com a natureza, ela dá a resposta.